top of page

Desmistificando a Hérnia de Disco


As dores na coluna são um mal recorrente na maioria da população adulta. Estimativas apontam que cerca de 30% destas dores se tornam crônicas, ou seja, acompanham o indivíduo em maior intensidade e recorrência.

Dentre as causas de dores na coluna mais comuns, está a Hérnia de Disco. Advinda de uma fissura no disco intervertebral, a hérnia é causada devido à má postura, exercícios ou movimentos bruscos, entre outras causas que lesionam o disco, fazendo com que ela pressione os nervos daquela região causando a dor.

A dra. Juliana Barcellos, Coordenadora Científica do Comitê de Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, por meio de uma analogia simples, explica o que especificamente é a hérnia:

“Entre cada corpo vertebral há um disco intervertebral, cuja função é amortecer e garantir a mobilidade da coluna em diversas direções (flexão, extensão, inclinação e rotação). A hérnia é uma projeção do disco além do limite do corpo vertebral, seria como uma "massinha de modelar seca", ao mobilizar, ela perde a sua integridade. Ao contrário de uma "massinha de modelar" nova, úmida, com a qual podemos trabalhar em várias direções sem que ela se desmanche”.

A fisioterapeuta alerta que uma quantidade significativa da população adulta sofre de hérnia de disco e aponta algumas possíveis causas:

"O avanço da idade e a perda de água na composição corporal associada ao envelhecimento, deformidades, lesões, sedentarismo e fatores genéticos, são alguns fatores responsáveis pela degeneração do disco. Contudo, esforços físicos, sedentarismo e sobrepeso também podem ocasionar o evento”.

Alguns sintomas são: enfraquecimentos dos membros ou sensação de formigamento, dores intensas na região afetada da coluna ou nos nervos. Para identifica-la, o médico realiza um exame físico ou analisa o histórico clínico do paciente.

Dentre os possíveis tratamentos, a fisioterapia é muito recorrente, pois ela recupera os movimentos que não conseguimos realizar por conta da hérnia. “O tratamento por fisioterapia visa facilitar os movimentos da coluna que foram prejudicados pelos anos. Facilitar esses movimentos e recuperar a função da coluna, são importantes para que não haja mais dor”, explica.

O médico avalia qual a melhor série de tratamentos fisioterápicos para o paciente, mas entre eles estão a Hidroterapia, o Pilates, a Eletroterapia, o RPG e exercícios aeróbicos.

Além dos alongamentos e exercícios aplicados na fisioterapia, é preciso melhorar os hábitos alimentares, a hidratação, o sono e combater o sedentarismo. Em última instância, se a hérnia estiver em um local crítico e em estado comprometedor, a cirurgia é recomendada.

“É preciso desmistificar a hérnia de disco, pois os pacientes costumam se assustar com o nome antes de saber o que significa. É preciso mapear a dor e observar suas causas, pois muitas vezes elas estão associadas a outros fatores que precisam de correção”, conclui.


166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page