top of page

APM Americana realiza palestra sobre a História da Loucura


Em 7 de outubro, a Regional de Americana da Associação Paulista de Medicina (APM) promove palestra “A História da Loucura, da Antiguidade aos Dias Atuais”. Protagonizada pelo Diretor Cultural da APM, o psiquiatra forense dr. Guido Arturo Palomba, o encontro abordará a realidade da psiquiatria contemporânea, assim como os aspectos históricos da loucura e sua construção desde a Antiguidade.

“Apresentarei toda a perspectiva histórica da loucura, de que forma ela era tratada e como foi sua evolução na era moderna, além de seus desdobramentos”, afirma dr. Guido. A ideia é promover um alerta à população para a situação do atendimento psiquiátrico.

Segundo o psiquiatra forense, os diagnósticos mais recentes não são tão precisos e corretos. “Em quadros de distúrbio emocional ou lapso de memória já são indicados o uso de antidepressivos, sem um critério de avaliação mais rigoroso. Isso é nocivo, porque além de prejudicar o paciente, alimenta a lógica mercantilista da indústria farmacêutica”, adverte.

O especialista chama a atenção para a importância de conscientizar a população sobre como lidar com seus problemas, sem recorrer aos medicamentos psiquiátricos. “É fundamental compreender que depressão, lapso de memória e ansiedade, em determinadas situações, são perfeitamente normais. É preciso mostrar que os desafios devem ser enfrentados de forma saudável e harmônica, buscando a melhora na qualidade de vida, dispensando o uso de ‘pílulas da felicidade’”, destaca.

Para explanar o assunto, haverá apresentação de casos clínicos, exposição de fotos exclusivas, seguido de debate aberto com o dr. Guido, de modo a esclarecer os mitos que envolvem a loucura e o uso de medicamentos de forma irregular.

“Quando bem indicados, diante de um diagnóstico patológico, os medicamentos são bem-vindos e oferecem bons resultados – mas somente sob este critério. Neste encontro, vamos desmistificar a loucura e a nossa forma de lidar com nossos problemas”, conclui.

APM – Regional Americana | Palestra “A História da Loucura, da Antiguidade aos Dias Atuais”

Data: 07 de outubro de 2016

Horário: 19h30

Local: Associação Médica de Americana - Av. Brasil, 1390 (entrada pela Rua Peru) Santo Antonio – Americana – São Paulo/SP

Telefone: (19) 3406-3099

www.apm.org.br


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page