top of page

APM realiza Simpósio sobre as Dores da Mulher


Em 8 de outubro, o Comitê Multidisciplinar de Dor da Associação Paulista de Medicina (APM), realizará o Simpósio de Dor na Mulher com várias palestras sobre as dores mais prevalentes no sexo feminino. Entre os temas estão endometriose, dores pélvicas de origem não visceral, disfunção da articulação temporomandibular, cefaleia, enxaqueca uso de psicofármacos e anticonvulsivantes durante a gestação.

A mulher desempenha múltiplos papéis na sociedade moderna, sobrecarregando assim, sua saúde. Nesta trajetória diária surge o estresse, ansiedade, depressão, predispondo as dores agudas e crônicas.

Segundo a Dra. Telma Regina Mariotto Zakka, coordenadora do Comitê de Dor Urogenital da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e uma das palestrantes deste simpósio, “muitos trabalhos científicos demonstram maior prevalência das queixas dolorosas nas mulheres, assim como seu menor limiar e tolerabilidade a dores de diversas origens, cenário agravado pelas flutuações hormonais. Existem dores específicas femininas, como a dismenorreia, a endometriose e dores no período gestacional”, comenta.

A especialista alerta, ainda, sobre a necessidade da prescrição individualizada de medicamentos para o alívio da dor. “Para se proporcionar o alivio da dor é preciso orientar a paciente sobre mudança do estilo de vida, ou seja, melhorar os hábitos alimentares, praticar exercícios físicos, melhorar a qualidade do sono e aderir ao tratamento medicamentos”, reforça.

O evento destinado à médicos de todas as especialidades, objetiva informar e promover discussões sobre temas polêmicos relacionados a mulher e sua dores.

Para mais informações, acesse http://www.apm.org.br/eventos.aspx ou (11) 3188-4252.

APM | Simpósio de DOR

Data: 08 de Outubro de 2016

Horário: 08h30 às 12h00

Local: APM - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista

Telefone: (11) 3188-4248

www.apm.org.br

Informações à imprensa

Acontece Comunicação e Notícias

Giovanna Nicoleto ou Kelly Silva

(11) 3853-0770 / 3871-2331


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page