top of page

VI Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícia Médica recebe Duarte Nuno Pessoa Vieira





A cidade de Aracaju, Sergipe, sedia o VI Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícia Médica, de 12 a 15 de novembro. Organizado e promovido pela ABMLPM, do por plataforma on-line, para garantir ampla disseminação do que há de mais resolutivo e novo da Medicina Legal e Perícia Médica aos médicos, a advogados e a estudantes da Medicina e do Direito.

A partir do tema central, “Perspectivas para Medicina Legal e Perícia Médica no século XXI - Os aspectos doutrinários e técnicos”, contará com a presença de médicos que realizam o ato médico pericial, operadores do direito e estudantes destas duas áreas. A programação diversificada, engloba simpósios internacionais, conferências, painéis e reuniões.

Dentre eles os professores convidados internacionais, uma atração é Duarte Nuno Pessoa Vieira, presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Em uma de suas conferências, estará ao lado da presidente da ABMLPM, Rosa Amélia Andrade Dantas, para refletir e debater açoes para fortalecer os serviços médicos legais e forenses no século XXI.

"Esse deve ser o objetivo de todos os responsáveis e dos que trabalham com médicos legais e forenses. Melhorar a qualidade de nossos serviços no envolvimento, no ensino e na investigação científica", pontua o professor.

Em outro painel, denominado “Residência em Medicina Legal e Ciências Forenses, Duarte analisará as recomendações do Conselho Europeu, além das experiência da USP e da da Universidade Federal do Ceará, ao lado de Ermelino Franco Becker, professor de Medicina Legal e Bioética do Curso de Medicina da Universidade Positivo e da Faculdade Evangélica Mackenzie de Curitiba, Daniel Romero Munoz, professor de Medicina Legal e Bioética da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e Renato Evando Moreira Filho, professor convidado da Pós-graduação em Ciências Morfofuncionais do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

"A qualidade dos especialistas de medicina legal e forenses é fundamental para atender a população, a sociedade e a Justiça. Por isso, temos de nos preocupar com a formação dos futuros especialistas. Nesse âmbito, o conselho europeu desenvolveu, em 2002, um conjunto de recomendações das peças fundamentais que devem compor a residência de Medicina Legal e Forense, sobre as quais nos deteremos no Congresso.

Sobre o Congresso

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM), dra. Rosa Amélia, o objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços periciais, trazendo ganhos de performance médicos, àqueles que exercem Direito e eficácia aos cidadãos, pacientes e ao sistema.

“É absolutamente relevante a discussão e reciclagem de pautas da medicina legal e perícia médica em vários âmbitos. Contemplando a pericia médica criminal, civil, previdência, trabalhista, administrativa e securitária realizadas como resposta a demandas judiciais e extrajudiciais. Ao atualizar os colegas cada vez mais, proporcionamos uma interrelação mais eficiente e produtiva com os operadores do Direito que, conosco, utilizam essas perícias médicas e seus laudos médicos para melhor oferta de serviços para a sociedade”.

Saiba mais em VI Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícia Médica (congressoabmlpm.com.br)

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page