Trato genital é qualidade de vida




As patologias do trato genital inferior acometem a mucosa e outros tecidos que revestem o colo uterino, a vagina e a vulva. São doenças que tiram o sono de grande parcela da população feminina no Brasil.


“Entre elas, destacam-se as infecções causadas por vírus, como o HPV; bactérias, como a clamídia e outras causadoras da vaginose bacteriana; fungos, como a cândida; e protozoários, como o tricomonas. Algumas destas infecções são transmitidas sexualmente”, explica a dra. Silvana Maria Quintana, coordenadora científica de Obstetrícia da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e membro da Comissão Nacional Especializada de Trato Genital Inferior da Federação Brasileira de Associações da Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).


Pensando na importância da constante atualização prático-científica dos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia quanto às patologias do trato genital inferior, a Regional de Ribeirão Preto da SOGESP promoverá webinar com o que há de mais relevante e recente na Medicina, em 5 de dezembro, das 8h30 às 10h30.


A abertura será feita pelo dr. Paulo Ricardo Pagnano, presidente da Regional. Em seguida, dra. Silvana Quintana ministrará a primeira palestra - Rastreio de infecção por HPV: biologia molecular versus citologia.


"Desde 2014, estudos apontaram a necessidade de modificar a forma de rastrear o câncer de colo uterino. Nestes resultados, utilizando a técnica laboratorial da biologia molecular, foi possível detectar a presença do agente causador do HPV no trato genital inferior”, explica a especialista.


Ela pontua ainda que tais descobertas possibilitaram a observação de elevado risco de lesão pré-câncer ou o câncer nessas mulheres. Além disso, a chance de detectar as lesões precursoras da doença com a biologia molecular era maior do que com a citologia.


O webinar terá ainda a participação da dra. Márcia Farina Kamilos, membro da Diretoria do Capítulo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), que abordará as lesões cervicais de baixo e alto grau e o tratamento individualizado de cada uma delas.


Outra palestra - “Vulvovaginites recidivantes: diagnósticos diferenciais e tratamento” - será ministrada pela dra. Iara Moreno Linhares, membro do corpo editorial das Revistas Patologia do Trato Genital Inferior e Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Comissão Nacional Especializada de Doenças Infectocontagiosas da FEBRASGO.


A dra. Patrícia Pereira dos Santos Melli, médica assistente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRUSP), finalizará a sessão interativa de apresentação de casos clínicos e perguntas dos espectadores.


A SOGESP convida ginecologistas, obstetras e médicos residentes na área a participarem da reunião.


Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP)

Data: 05 de dezembro

Horário: 8h30 ás 10h30

Mais informações em: https://www.sogesp.com.br/


Acontece Comunicação e Notícias

Chico Damaso, Beatriz Zolin, Isabela Caperuto e Julia Palmieri

Whatsapp (11) 99694-6461 --- --- (11) 99911.8117 --- (11) 97175.2511----(13) 996060628

Telefones (55 - 11) 99911.8117 / 97784.7000 / 94232.0252 /

3589-9516 / 3562-0157 - 3853.0770 / 3473.1784 / 99911-8117

acontece@acontecenoticias.com.br


8 visualizações0 comentário