Sono e Imunidade: qual é a relação?



O contexto atual, o surgimento da COVID-19 e a incapacidade de reagir de forma imediata aos efeitos do coronavírus no organismo humano têm desviado a atenção do mundo para a nossa imunidade.


Por isso, a Associação Paulista de Medicina (APM), em 01 de setembro, na série Sleep Talks, chama a atenção dos médicos associados para a importância da qualidade do sono no funcionamento adequado do sistema imunológico. A live da APM será transmitida pelo instagram @apmoficial às 19h.


“O sono é um fator modulador da imunidade em nosso organismo. Se o indivíduo apresenta um sono de boa qualidade dentro de uma rotina adequada, terá o sistema imunológico otimizado fisiologicamente. O contrário também é verdadeiro, ou seja: a privação de sono ou o sono fragmentado prejudicam a imunidade”, destaca Andrea Toscanini, médica do sono.

O sono tem um papel importante na consolidação da memória das nossas células de defesa. Linfócitos responsáveis pela imunidade humoral usam essa memória para produção de anticorpos de forma mais rápida e efetiva. Assim, dormir bem, promove o fortalecimento da defesa do organismo contra doenças.

“A primeira noite após a vacinação é extremamente importante. Trabalhos mostram que uma boa noite de sono pode dobrar a frequência de células Th específicas e aumentar muito a fração produtora de citocinas destas células”, lembra a dra. Andrea.

Esse funcionamento será abordado detalhadamente ao longo da discussão, bem como a relação entre idade e sono e doenças autoimunes. O palestrante convidado é o dr. Álvaro Pentagna, médico voluntário e responsável pelo Ambulatório de Sono Adulto da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

“Queremos que seja parte da rotina médica perguntar sobre o sono do paciente. A prevalência dos distúrbios do sono é tão alta que independente da especialidade, todos os dias atendemos estes pacientes”, opina dra. Andrea.

Associação Paulista de Medicina (APM)

Data: 01 de setembro

Horário: 19h às 20h

Mais informações: http://associacaopaulistamedicina.org.br/

3 visualizações

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo