top of page

SOGESP regional ABC realiza Curso de Educação Médica Continuada com foco em memória e cognição


Nos consultórios de ginecologia, uma das preocupações verbalizadas pelas mulheres tem sido o comprometimento da cognição. Seja pela aproximação da menopausa, que leva a uma impressão de envelhecimento, ou até mesmo pela era pós-Covid em que vivemos, na qual não faltam relatos semelhantes, as pacientes reclamam de alterações na memória. Pensando nessa questão, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, SOGESP, preparou o Curso de Educação Médica Continuada com o tema “Memória e Cognição. Como o ginecologista deve abordar”. O evento acontecerá em 3 de abril, das 19h30 às 22h, no Centro Médico Hospital Brasil José de Melo, Vila Dora, Santo André.


A regional ABC é responsável pela organização do curso. Os interessados, que devem se inscrever em sogesp.com.br/eventos-sogesp/inscreva-se-nos-eventos-disponiveis/, poderão participar de palestra e debate com Marcelo Valente, professor da disciplina de Geriatria da FMABC e da Santa Casa de São Paulo, e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de 2018 a 2020.


Segundo Maria Ascension Pallares Varela de Almeida, presidente da regional ABC, é importante lembrar que o ginecologista, apesar de ter sua atenção voltada para o aparelho reprodutor, também é responsável por cuidar da saúde feminina como um todo. “Muitas vezes, ele é o único especialista visitado pela mulher ao longo da vida. É por isso que o ‘clínico da mulher’, como é visto pelas pacientes, acaba escutando queixas externas à ginecologia propriamente dita.”


Ela frisa que o médico deve estar capacitado para avaliar tais queixas, orientar medidas preventivas, saber se há necessidade de intervir e quando a paciente deve ser encaminhada para um especialista. Tudo isso será tratado no evento.


A névoa mental (ou nevoeiro cerebral) pode atingir grande parte das pacientes no climatério, período que precede o término da vida reprodutiva da mulher, e na menopausa. Embora elas relatem mudanças cognitivas e confusão mental, nem sempre associam o problema às oscilações hormonais próprias do período, que também causam mudanças de humor, insônia, ondas de calor e secura vaginal, por exemplo. “O diálogo com o dr. Marcelo”, afirma a dra. Maria, “trará esclarecimentos e tornará o encontro muito produtivo”.


O Curso de Educação Médica continuada, uma iniciativa da SOGESP em prol da constante atualização dos profissionais, é um sucesso em todas as suas edições. As inscrições são gratuitas para médicos residentes e associados; aqueles que ainda não se associaram pagam R$ 80, e os acadêmicos de medicina, R$ 40. Não perca tempo, as vagas são limitadas!


Sobre o evento

Data: 3 de abril

Local: Centro Médico Hospital Brasil José de Melo

Rua José de Melo, 180 – Vila Dora, Santo André/SP

Horário: das 19h30 às 22h

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page