top of page

SOGESP promove Curso Teórico-Prático de Emergências Obstétricas em Franca



Para atender à cidade de Franca e à região de Ituverava e São Joaquim da Barra, a SOGESP realizará, no Hotel Dan Inn Franca & Convenções, mais uma edição de seu tradicional Curso Teórico-Prático de Emergências Obstétricas. Será no dia 23 de março de 2024, entre 8h e 17h.

Elaborado em 2018 a fim de capacitar profissionais de saúde que procuram compreender melhor a identificação de fatores de risco, o diagnóstico e o tratamento das principais causas de morte materna no estado de São Paulo, o curso, inovador, objetiva ser uma estratégia capaz de contribuir com a redução das taxas de mortalidade materna e faz da SOGESP uma associação pioneira na área - convém lembrar que os números ainda se mantêm acima do que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O curso é hoje a ferramenta de aprendizagem nesse modelo mais completa sobre o assunto. Portanto, o colega que participar terá a chance de se atualizar de forma intensiva, com as melhores práticas assistenciais e com os melhores profissionais”, afirma Eduardo Migani, diretor técnico da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca e representante credenciado da SOGESP na cidade.

A carga horária da atividade, que integra teoria e prática de maneira dinâmica, é voltada para a capacitação do trabalho multidisciplinar. Os grandes tópicos abordados são classificação de risco e critérios de near miss obstétrico; incentivo à adoção de Protocolos de Conduta a serem utilizados na assistência obstétrica e a mudanças nos fluxos assistenciais de manejo das principais morbidades obstétricas - hemorragia pós-parto, infecção e urgências hipertensivas; edema agudo de pulmão; e orientação sobre a importância do uso do checklists e de caixas de emergência para otimizar o atendimento.

“A morte materna”, lembra o dr. Eduardo, “se mantém como um problema de saúde pública no Brasil, e ficamos estarrecidos ao verificar que não conseguimos diminuir essas taxas de forma efetiva. Com o curso, o profissional que assiste as gestantes pode aprimorar sua capacitação no atendimento aos principais agravados à sua saúde, e consequentemente melhorar o desfecho materno e fetal”.

Profissionais da medicina, da enfermagem e de outras áreas em busca de educação continuada são o público-alvo da atividade. Médicos e residentes associados têm entrada gratuita; os não associados devem investir R$ 720,00.

Participe! Inscreva-se em sogesp.com.br/eventos-sogesp/inscreva-se-nos-eventos-disponiveis/.


Curso Teórico-Prático de Emergências Obstétricas | Franca e região de Ituverava e São Joaquim da Barra

Quando: 23 de março de 2024

Horário: 8h às 17h

Onde: Hotel Dan Inn Franca & Convenções (Rua Alfredo Tosi, 1088 – Núcleo Agrícola Alpha, Franca/SP)


2 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page