Neurologistas promovem campanha de prevenção de quedas


24 de junho - Dia Mundial de Prevenção de Quedas


O Departamento Científico (DE DISTÚRBIOS VESTIBULARES E DO EQUILÍBRIO) da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) realiza, agora em junho, a campanha de prevenção de quedas, edição 2021.


Dia 23, às 19h, no portal abneuro.org.br, haverá uma Webinar direcionado a especialistas médicos e profissionais de saúde para compartilhamento de experiências, de conhecimento sobre o tema. As aulas tratarão de questões como a tontura sob a luz da geriatria, avaliação de quedas de reabilitação de distúrbios de equilíbrio, corporal e da marcha. Serão ministradas por especialistas com experiência e atenção diária a pacientes com risco de queda.

Simultaneamente, o DC atuará para esclarecimentos responsáveis e precisos aos cidadãos. Oito vídeos serão divulgados sobre quedas, consequências etc, além de dicas de prevenção a esses acidentes.


Contexto


Validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial de Prevenção de Quedas, o 24 de junho está incorporado no calendário do Ministério da Saúde do Brasil. Visa a conscientizar toda a sociedade sobre os riscos, especialmente à população mais idosa.

Atualmente, a probabilidade de alguém da terceira idade cair é 30% maior do que faixas mais jovens. Quanto ao grupo dos 80 anos (pouco menos e mais), cerca de 50% já sofreram quedas, alguns tendo a mobilidade reduzida por decorrência; e 5 a 10 % sofreram fraturas. Em casos mais graves há episódios de sangramento cerebral, outras complicações, inclusive lavando a óbito.

Saulo Nardy Nader, neurologista especializado em Distúrbios Vestibulares e membro titular da ABN, reforça a relevância de elucidar a população”

"É fundamental mostrar que a maior parte dessas intercorrências pode ser evitada, poupando-se assim consequências mais graves. Daí a gente preparar os vídeos e disponibilizá-los a todos, é uma prestação de serviço em saúde que certamente trará bons frutos", comenta.


Prevenção & cuidados


- Faça atividades físicas regularmente, pois fortalecem a musculatura e melhoram o equilíbrio;

- Medicamentos só devem ser adotados sob orientação médica;

- Use calçados adequados, chinelos e crocs devem ser evitados;

- Evite subir em bancos para pegar objetos no alto de armários/estantes;

- Também evite caminhar no escuro ou em locais mal iluminados;

- Cuidado com os tapetes da casa, se possível, evite tê-los;

- Redobre a atenção e cuidados para não tropeçar em objetos deixados no chão e animais de estimação;

- Álcool e medicamentos não devem ser consumidos juntos; aliás, evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

- Para melhorar equilíbrio e aumentar sua segurança, usa bengala ou o andador, se necessário, com orientação profissional;

- Em caminhadas externas redobre a atenção para buracos, obstáculos e imperfeições de calçadas, raízes de árvores etc;

- Utilize sempre a faixa de pedestres e respeite a sinalização de pedestres;

- Fique em casa, se não se sentir seguro para ir para a rua sem companhia.

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