top of page

Fórum de Medicina Legal e Perícia Médica do CFM



Além de três cursos pré-congresso de excelência, o primeiro dia do VI Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícia Médica promoveu o II Fórum de Medicina Legal e Perícia Médica do Conselho Federal de Medicina, na sala Canoas, das 9h às 12h30. O tema central abordado foi “Tecnologia, biossegurança e limites éticos da perícia médica na era pós-pandemia” e contou com dois painéis para conduzir a discussão.

O primeiro painel, moderado pela Dra. Ana Maria Coelho Carvalho, discutiu “Os Institutos Médicos Legais e Serviços de Verificação de Óbito - SVO”, abordando assuntos como a estrutura e os níveis de biossegurança das salas de autópsia frente à RDC, o uso de técnicas minimamente invasivas na autópsia como agente de biossegurança, os aspectos éticos no atendimento da vítima nos exames de corpo de delito e o limite técnico e ético nas audiências de custódia.

Já a segunda sessão, com moderação da Drª Rosa Amélia Andrade Dantas, teve como base “Os consultórios de Perícia Médica”. Estiveram em pauta as normativas do CFM sobre Telemedicina aplicada à Perícia Médica, infraestrutura tecnológica e de biossegurança do consultório de perícia médica, Lei Geral de Proteção de Dados e documentos médicos periciais, além de medicina baseada em evidências e Perícia Médica.

Ambos os painéis foram encerrados com um debate, que permitiu a reflexão e troca de conhecimento entre os participantes.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page