top of page

Dia Mundial da Saúde Bucal

Atualizado: 22 de mar.

O dia 20 de março é marcado pela celebração do Dia Mundial da Saúde Bucal. Embora o assunto seja muito abordado por campanhas destinadas ao público infanto-juvenil, a importância de se atentar ao modo correto de se escovar os dentes e da frequência em que se visita um dentista, vai muito além da idade.


De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 34 milhões de brasileiros perderam 13 dentes ou mais e 14 milhões da população perderam todos os dentes.


Seja por falta de acesso ou pelo medo do dentista, algo que gente de todas as idades cultiva, a conscientização sobre o assunto precisa ser reforçada todos os anos, pois muitos casos considerados graves poderiam ser evitados caso houvesse a manutenção adequada.


O Sistema Único de Saúde (SUS), junto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), criou a “Política Nacional de Saúde Bucal”, popularmente chamada de “Brasil Sorridente”. Desde atendimento disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBS), até encaminhamento para clínicas e hospitais especializados, a política pública apresenta medidas para cooperar com o bem-estar e a saúde dos pacientes.


Para garantir uma boa higiene bucal e prevenir possíveis doenças, é importante seguir os passos simples, mas eficazes, a seguir:


Escovar os dentes três vezes ao dia, preferencialmente ao acordar, após o almoço e antes de dormir;

Realizar bochechos após a escovação;

Não esquecer de escovar a língua;

Priorizar consumo de alimentos saudáveis;

Utilizar fio dental;

Cuidar da gengiva: observar a coloração, a sensibilidade e realizar limpezas periódicas.

4 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page