top of page

Curso Continuado de Cirurgia Geral começa com módulo especial sobre trauma


O tradicional Curso Continuado de Cirurgia Geral (CCCG), do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo de São Paulo, começa em 15 de abril. Totalmente on-line, terá seu módulo inicial dedicado à atualização científica do trauma.


A programação se desenrolará em quatro etapas. Na primeira, uma mesa redonda sobre generalidades do atendimento ao traumatizado abrirá debate para os desafios do cirurgião especializado no dia a dia e os melhores instrumentais para enfrentá-los.


O TCBC José Cesar Assef será o moderador das discussões que contarão com três expositores: os TCBCs Diego Adão Fanti Silva, Rodrigo Gonçalves de Oliveira e Jacqueline Arantes G. Perlingeiro. Eles discorrerão, respectivamente, a respeito de como fazer a reanimação de pacientes; como evitar superindicação de tomografia de todo o corpo; e de fraturas na costela, eventuais problemas e como solucioná-los. Haverá interface com a audiência, após as explanações, neste e nos demais blocos.


A segunda parte da programação trará para análise um caso clínico. Contará com a mediação do ACBC Vitor Marcondes Ramos para os debates com os TCBCs Bruno Monteiro Tavares Pereira e Rafael Izar Domingues da Costa, além da dra. Marianne Reitz.


“Promoveremos a apresentação do passo a passo do atendimento ao paciente e discussão do raciocínio clínico quanto ao diagnóstico e tratamento”, comenta um dos coordenadores do Curso Continuado e Diretor de Comunicações do CBCSP, TCBC Carlos Augusto Menegozzo.


Em um terceiro momento, ocorrerá outra mesa redonda; esta sobre trauma abdominopélvico, situação extremamente importante na rotina do cirurgião especializado. São episódios que podem resultar em altíssimas taxas de complicações e em risco de óbito.


Quem moderará é o TCBC Edivaldo Massazo, tendo a seu lado os palestrantes TCBCs José Gustavo Parreira, Rafael Leme Curado e Sérgio Henrique Bastos Damous. A pauta prevê aprofundamento dos temas trauma pelviperineal complexo; embolização de lesões; e uso da laparoscopia.


Por fim, o quarto bloco leva o título de Traumas Snapshots. Contemplará discussões breves de pontos relevantes à boa prática. Os expositores são os TCBCs Maurício Godinho, Tércio de Campos e Pedro Henrique Ferreira Alves, sob mediação de Carlos Megozzo, que dá mais detalhes:


“Cada um escolherá um número, uma carta que remeterá a slide com a questão a ser focada: poderá ser representada por alguma frase, por foto, por vídeo. A ideia é que os palestrantes possam polemizar com a audiência, trocando vivências e compartilhando conhecimentos”.


Sobre o Curso Continuado de Cirurgia Geral


O Curso Continuado de Cirurgia Geral 2023 foca a interatividade e a aplicação prática de cada um dos conceitos programáticos, contemplando o conhecimento mais atual e efetivo da especialidade. São ao todo oito módulos, objetivando a atualização de qualidade aos especialistas, assim como a complementação da formação de alunos e residentes e a melhor preparação possível aos candidatos à Prova de Título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC.


Em ambiente virtual, os inscritos acompanharão as aulas ao vivo em formato facilitador para aprofundamento e/ou esclarecimento de dúvidas. Certificados digitais serão emitidos aos alunos com frequência mínima exigida, 75% do período total.


“Faz parte da vocação do CBC garantir atualização médica de excelência aos seus membros. O curso do Capítulo São Paulo é uma das nossas mais valorosas ferramentas”, afirma o TCBC Roger Coser, diretor de Defesa Profissional do CBC-SP e coordenador do CCCG.


O Curso Continuado de Cirurgia Geral é ferramenta indispensável a acadêmicos e médicos cirurgiões, àqueles que desejam se preparar para a residência médica e aos que visam à obtenção do título de especialista, assim como para cirurgiões que buscam reciclagem e desenvolvimento permanente.


Alguns dos principais especialistas do Brasil compartilham experiências e informações de ponta quanto às melhores condutas para procedimentos e para resolução dos casos.

“Além da atualização e desenvolvimento científico contínuo aos especialistas, trata-se de preparação de elevado nível aos candidatos à Prova de Título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC”, complementa o TCBC Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo.


Saiba mais em cbcsp.org.br/curso-continuado/18o-curso-continuado-de-cirurgia-geral-do-cbcsp-2023/

7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page