top of page

Curso Continuado de Cirurgia Geral 2024 aborda cirurgia de obesidade e metabólica em seu primeiro módulo

Atualizado: 20 de mar.

Mais do que nunca, a edição 2024 do Curso Continuado de Cirurgia Geral (CCCG) realizado pelo Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-SP) promete oferecer aos participantes conteúdo teórico-prático de altíssimo nível. Para começar o ano com força total, no dia 23 de março, sábado, das 9h às 12h30, o primeiro módulo tratará de cirurgia de obesidade e metabólica.

As atividades continuarão a acontecer em formato on-line e ao vivo, com foco no conhecimento mais atual e efetivo da especialidade, e em pontos comuns à prática cotidiana de cirurgiões vasculares, torácicos, de cabeça e pescoço, do aparelho digestivo, transplantadores, urologistas e outros. Os assuntos vão das situações mais simples às mais complexas – aquelas que geram dúvidas até mesmo em cirurgiões experientes.

O objetivo é proporcionar atualização de qualidade aos profissionais e complementar a formação de alunos e residentes, permitindo que candidatos à Prova de Título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC tenham acesso à melhor preparação possível. Com exceção da primeira, todas as aulas começarão às 8h30, totalizando 4 horas por módulo.

Após a abertura do curso com o TCBC Rubens Antonio Aissar Sallum, três mesas comporão a aula inaugural. A primeira, moderada pelo TCBC Elias Jirjoss Ilias, abordará indicação e preparo pré-operatório, ByPass, gastrectomia vertical e BGAU; a segunda, pelo TCBC Wilson Rodrigues de Freitas Jr, acompanhamento pós-operatório e complicações cirúrgicas em cirurgia bariátrica; e a terceira, pelo TCBC Ramiro Colleoni Neto, residência médica em cirurgia geral. Os médicos Mônica de Aguiar Medeiros, Tiago Szego, Eduardo Bastos, Éverton Cazzo, Carina Barbosa, Alan Robson Trigueiro de Souza e Paulo Roberto Corsi marcarão presença.

Segundo o TCBC Rubens Sallun, mestre recém-empossado com a diretoria do biênio 2024-2025, criar canais para compartilhar informações e técnicas de excelência com seus membros é a missão do CBC-SP. “O curso, uma de nossas mais tradicionais e valorosas ferramentas, é especialmente importante para quem atua ou atuará longe dos grandes centros ou em locais que não dispõem de especialistas. Também esperamos abordar outras pautas de interesse de alunos, residentes e cirurgiões, como mercado de trabalho e gestão de consultório, enriquecendo a grade”, comenta.

A mudança de diretoria, a propósito, tem feito com que o Capítulo planeje aperfeiçoar ainda mais a dinâmica das aulas, adotando novas ideias e tecnologias. O TCBC Ricardo Tadashi Nishio, novo coordenador do curso, revela que, a partir do segundo módulo, a Afya, que é um hub de educação em saúde e healthtechs, será parceira do CBC-SP. “Agora teremos mais qualidade de transmissão”, afirma.

Os primeiros 200 alunos inscritos e efetivados no curso ganharão inscrição para o 24° Congresso Paulista de Cirurgia e Assembleia Cirúrgica do CBC-SP, que reunirá, pela primeira vez, a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH) e o Capítulo São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM-SP) nos dias 16 e 17 de agosto, na capital do estado. Saiba mais e garanta sua vaga em cbcsp.org.br/curso-continuado/curso-continuado-de-cirurgia-geral-do-cbcsp-2024/.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page