Em 7 de dezembro, às 19h30, a SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) realiza o curso digital "Recomendações para assistência à gestante e puérpera: Covid-19". Um dos destaques da pauta é o rastreamento universal de gestantes a partir de 37 semanas, mesmo que assintomáticas, para melhor detecção de casos de coronavírus, além da atenção especializada às pacientes infectadas.
Ainda serão contemplados aspectos epidemiológicos e de prevenção da Covid-19, salientando os diferentes testes e diagnósticos disponíveis, entre outras questões. O objetivo é a difusão dos mais efetivos protocolos para o tratamento de casos graves do novo coronavírus.
"É preciso evitar que mais mortes maternas aconteçam. Fundamental orientar a adoção de melhores práticas para os médicos obstetras nas maternidades brasileiras, tanto na atenção hospitalar, quanto na atenção primaria à saúde", afirma o dr. Antônio Rodrigues Braga Neto, diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do MS – DAPES, que coordenará o curso juntamente com a dra. Rosiane Mattar, diretora científica da SOGESP e Professora Titular do Departamento de Obstetrícia da EPM – UNIFESP.
Participantes e painéis
Além dos drs. dr. Antônio Rodrigues Braga Neto e Rosiane Mattar, participação das discussões alguns dos principais especialistas do Brasil. A dra. Sue Yazak Sun, professora adjunta do Departamento de Obstetrícia da EPM-UNIFESP e coordenadora do Centro de Referência em Doença Trofoblástica Gestacional do Hospital São Paulo, falará sobre a importância da infecção pelo COVID-19 na população obstetra e suas formas de transmissão e prevenção, enquanto o dr. Geraldo Duarte, professor titular do Departamento de GO da FMRPUSP Ribeirão Preto, apresentará painel "Exames para diagnóstico: PCR, anticorpos, tomografia, RX: interpretação prática".
As formas clínicas da doença serão abordadas pela dra. Evelyn Trainá, professora adjunta do Departamento de Obstetrícia da UNIFESP-EPM, e a dra. Adriana Gomes Luz, docente da Divisão de Obstetrícia do Depto. de Tocoginecologia da UNICAMP, tratará do seguimento pré-natal proposto.
"Como deve ser feito assistência ao parto e puerpério" é mote da exposição da dra. Vera Therezinha Medeiros Borges, professora associada do Departamento de GO da Faculdade de Medicina de Botucatu e diretora técnica da Maternidade Santa Isabel em Bauru.
Já a dra. Silvana Maria Quintana, coordenadora científica de Obstetrícia da SOGESP e professora Associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia FMRPUSP, discorrerá a respeito do manejo medicamentoso de casos leves e graves; e a dra. Rosana Pulcineli Vieira, presidente da SOGESP e professora associada livre-docente da Disciplina de Obstetrícia da FMUSP, tratará das noções de manejo da forma crítica.
A prevenção de morte materna pela Covid-19 é o assunto do dr. Gabriel Costa Osanan, professor adjunto do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFMG e da Faculdade de Medicina da UNIFENAS BH; e a professora associada livre-docente da Escola Paulista de Medicina UNIFESP e responsável setor de Planejamento Familiar na UNIFESP, dra. Cristina Aparecida Falbo Guazzeli tem sob responsabilidade o módulo "Anticoncepção em época de COVID-19".
Interação e público
Ao término do webinar, previsto para durar duas horas, os participantes poderão interagir com os especialistas para melhor compreensão da utilização do manual e esclarecimento de dúvidas.
O público-alvo são médicos obstetras, contudo estará aberto aos demais profissionais de saúde envolvidos na assistência ao parto.
Recomendações para assistência à gestante e puérpera: Covid-19
Data: 07 de dezembro
Horário: 19h30 às 21h30
Mais informações em: https://www.sogesp.com.br/
Acontece Comunicação e Notícias
Chico Damaso, Beatriz Zolin – Isabela Caperuto – Júlia Palmieri
Whatsapp (11) 99694-6461 --- (11) 99911.8117
Telefones (55 - 11) 99911.8117 / 97784.7000 / 94232.0252 /
3589-9516 / 3562-0157 - 3853.0770 / 3473.1784 / 99911-8117
acontece@acontecenoticias.com.br
www.acontecenoticias.com.br
Commenti