A pré-eclâmpsia é a primeira causa de morte materna no Brasil, especialmente em suas formas mais graves, como eclâmpsia, síndrome hellp e pré-eclâmpsia grave. A cura acontece apenas no momento do parto, isto é, mediante a remoção – espontânea ou cirúrgica – do feto e da placenta.
"Por isso, o parto é essencial para preservar a vida da gestante e as melhores condições de sobrevida do feto", destaca dr. Soubhi Kahhale, professor associado da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Debate Informal de Obstetrícia promovido pelo Congresso Online SOGESP em 09 de setembro, às 20h.
Na live "Vitalidade e momento de resolução nas síndromes hipertensivas", o especialista e mais quatro convidados discutirão qual é o melhor momento do parto e em qual idade gestacional, quais são os testes de vitalidade (como US, cardiotocografia e dopplervelocimetria) e como avaliar a gravidade dos casos e tomar decisões em cada uma das situações.
Renato José Bauer, diretor de Eventos da Regional SOGESP de Sorocaba; Douglas Bernal Tiago, membro suplente do Conselho de Ética e Conduta; Fernanda Spadotto Baptista, diretora do Ambulatório de Alto Risco da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.(FMUSP); e Joelcio Francisco Abbade, professor assistente doutor da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), responderão às principais perguntas acerca do tema e, posteriormente, a discussão será aberta para o público. A ideia é alcançar médicos da rede pública ou privada que realizem esse acompanhamento.
Dr. Soubhi enfatiza: "O bom pré-natal e intervenção na correta indicação do parto serão essenciais para a diminuição da mortalidade materna e perinatal decorrente da hipertensão na gestação".
Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP)
DBI O4 "Vitalidade e momento de resolução nas síndromes hipertensivas"
Data: 09 de setembro
Horário: 20h
Mais informações: https://www.sogesp.com.br/media/2233/congonline_programacao_completa.pdf
Comments