A edição 2022 do Congresso Paulista de Cirurgia 2022 entra para a história por sua excelência do primeiro ao minuto final. Desde antes da abertura de fato aos especialistas de São Paulo e de diversos pontos do Brasil, aos 25 de agosto pela manhã, já deixava claro o altíssimo nível de qualidade e relevância em um curso pré-congresso dedicado à prática de ultrassonografia point of care em trauma.
Composição da mesa diretora - esquerda para direita ( TCBC RAMIRO COLLEONI NETO, Presidente da Comissão de Ensino do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Coordenador da Comissão Científica do Congresso Paulista de Cirurgia; TCBC PEDRO EDER PORTARI FILHO, Vice-Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; TCBC LUIZ CARLOS VON BAHTEN, Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; TCBC ELIAS JIRJOSS ILIAS, Mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Capítulo de São Paulo e Presidente do Congresso Paulista de Cirurgia; TCBC CÉSAR EDUARDO FERNANDES, Presidente da Associação Médica Brasileira; TCBC ANTONIO JOSÉ GONÇALVES, 2º Vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, representando o HnCBC JOSÉ LUIZ GOMES DO AMARAL, Presidente da Associação Paulista de Medicina e da Academia de Medicina de São Paulo)
Internacionais
Quando iniciado na prática, aos 26 de agosto, o CPC viveu momentos de grandeza científica com as conferências de convidados internacionais, ambos dos Estados Unidos, Eric Pauli, professor associado do Departamento de Cirurgia na Pensilvânia, e Michael Sutherland, professor de Cirurgia em The Ohio State University Wexner Medical Center, Columbus, Ohio.
Eric M Pauli compartilhou o que há de mais avançado no mundo sobre cirurgia minimamente invasiva na parede abdominal, tópicos de endoscopia terapêutica. Já Sutherland discorreu sobre trauma em ambiente adverso, abriu suas científicas atendendo em tendas de campanha das Forças de Segurança dos EUA na linha de frente da guerra do Iraque. Também debateu as mais recentes diretrizes do Colégio Americano de Cirurgiões, entre outros pontos.
Brilhantismo
Assim, com brilhantismo e invariavelmente casa cheia, o palco do encontro, Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista, teve uma boa notícia após outra. Todas as aulas nacionais e internacionais proporcionaram reciclagem e atualização aprofundada das áreas cirúrgicas. A interface entre a audiência e professores foi intensa, além do calor humano que coroava definitivamente o primeiro encontro de porte da especialidade após dois anos de pandemia.
Manual do Residente
A área de exposição merece um parêntese, já que esteve sempre repleta de colegas a conhecer as novidades dos patrocinadores. Ali, houve o concorridíssimo lançamento do Manuel do Residente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, publicação com edição dos TCBCs Luiz Carlos Von Bahten e de Roberto Saad Junior, respectivamente presidente e ex-presidente do CBC.
A obra certamente servirá de base para a formação e atualização de todos os residentes e médicos especialistas do país. Escrita pelos mais experientes cirurgiões do território nacional abrange conhecimentos essenciais em condutas para a boa prática.
Um brinde ao trabalho
Aos 27 de agosto, à noite, o chamado grand finale, aliás, merecidíssimo pelo empenho dos cirurgiões do estado e do Capítulo São Paulo do CBC, capitaneado no biênio 2022/2023 pelo mestre TCBC Elias Jirjoss Ilias e o vice-mestre TCBC Rubens Antônio Aissar Sallum, o secretário TCBC Maurício Andrade Azevedo, o tesoureiro TCBC Wilson Rodrigues de Freitas Jr., o diretor da Defesa Profissional e coordenador do Curso Continuado de Cirurgia Geral, TCBC Roger Beltrati Coser, o coordenador das Atividades Regionais, TCBC Toufic Anbar Neto, e o diretor de Comunicação, TCBC Carlos Augusto Metidieri Menegozzo.
Foi uma solenidade de gala, para marcar o encerramento do Congresso, tendo à mesa, além de Elias Ilias, os presidentes do Diretório Nacional, Luiz Carlos Von Bahten, e da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes; os vice-presidentes, Pedro Eder Portari Filho, CBC, e Antonio José Gonçalvez, da Associação Paulista de Medicina, representando o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral; e o presidente do Capítulo São Paulo 2018/2019 e 2020/2021, TCBC Ramiro Colleoni.
Novos membros
55 novos membros e os homenageados da noite
Iniciada a cerimônia, com breves palavras de Von Bahten, ocorreu a entrada no auditório, sob aplausos incessantes e justos, dos novos membros titulares do CBC para juramento e posse. Um a um, eles ainda receberam seus diplomas e cumprimentos da mesa/audiência (lista a seguir).
Adriana Borgonovi Christiano Vieira
Afonso Celso De Moraes Manzano
Allan Rodrigues De Morais
Almerindo Lourenço De Souza Junior
Bruno Loureiro Agrassar
Carlos Alberto Politano
Carlos Eduardo Soares Souza Lima
Carlos Frederico Sparapan Marques
Cassio Andreoni Ribeiro
Cesar Eduardo Fernandes
Claudio Miguel Carpes Da Silva Rodrigues
Daniela Silvestre
Deocardio Costa Da Conceicao
Detlev Mauri Bellandi
Edilson Seraphim Abrantes
Edson Jose Lobo
Eduardo Rullo Maranhão Dias
Fernando Concílio Mauro
Filinto Gonçalves De Aguiar Junior
Guilherme Peresin Tentor
Gustavo Anderman Silva Barison
Humberto Shinzato
Isaac De Faria Soares Rodrigues
Joao Seda Neto
Jones Pessoa Dos Santos Junior
José Jukemura
José Luiz Mendes Colmenero
Juana Maria Câmara Rios Portales Marcos
Kerly Casimiro Da Silveira
Leonardo De Mello Del Grande
Luís Fernando Paes Leme
Marco Felipe Ariette
Marco Vinicio Fanucchi Gil
Marcos Bourdot Tavernari
Mariana Christina Freua De Castro
Mario Sergio Pineda Guerra
Nestor Javier Cortez Duran
Paulino Alberto Alonso
Paulo Aquino Vieira Da Costa
Paulo Cesar Arroyo Jr.
Paulo Fernando Camelo Nunes
Paulo Sérgio Chaib
Pollyana De Vargas Godoes
Rafael Borella Pelosi
Rafael Izar Domingues Da Costa
Raphael Augusto Tavernard Neves De Oliveira
Regina Clemente Martins Mendes
Ricardo Ratti
Rodrigo De Barros Camargo
Rodrigo Goncalves De Oliveira
Roney Gonçalves Fechine Feitosa
Roodney Forster
Sérgio Yamato Takano
Vinicius Vertematti De Castro
William Jose Duca
Honorários
Ocorreram então homenagens aos novos membros honorários, internacionais, Eric M. Pauli - Michael Sutherland, e nacional, Maria Paula Curado. Já nas respectivas posições de HiCBC e HnCBC, os três proferiram curtos agradecimentos. A professora Maria Paula foi ovacionada ao destacar o espaço da mulher no CBC, exemplo no campo da igualdade de gêneros.
50 anos de luz
Mais emoção ainda estava guardada. Veio à hora das homenagens aos eternos professores TCBC’s Angelita Habr-Gama, Joaquim José Gama Rodrigues e o ECBC Dário Birolini pelos 50 anos de admissão ao Capítulo Brasileiro do Colégio Americano de Cirurgiões.
Essa etapa da cerimônia foi ciceroneada pelo TCBC Paulo Roberto Corsi, membro nato do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Presidente do Capítulo Brasileiro do Colégio Americano de Cirurgiões. Ele fez tocante retrospectiva das trajetórias de cada um desses mestres da especialidade no Brasil e no mundo.
Prêmios
Tivemos, complementarmente, o anúncio/entrega dos prêmios elencados a partir de agora:
Prêmio “Brant Paes Leme” - distribuído anualmente entre os cirurgiões brasileiros, cujos trabalhos versem sobre assuntos de clínica cirúrgica. Este ano o trabalho premiado foi Efeitos da terapia biológica com infliximabe do conteúdo de colágeno em seguimentos do cólon e reto com e sem reto com e sem trânsito intestinal.
Contemplados - TCBC’s Carlos Augusto Real Martinez e Fabio Guilherme Campos
Prêmio “Medalha do Mérito Cirúrgico” - concedido a um cirurgião pelos relevantes serviços prestados em sua comunidade.
Contemplado - ECBC Euclydes Fontegno Marques.
Prêmio “Eurico Branco Ribeiro” - o patrono desta honraria, foi Secretário na 1ª Diretoria do Capítulo 1941-1943 e Mestre na 6ª Diretoria 1951-1953. O prêmio é concedido anualmente pelo Capítulo de São Paulo aos cirurgiões, como reconhecimento pelas suas relevantes contribuições ao Estado de São Paulo em pelo menos uma das áreas: assistencial, pesquisa, gestão, cultural, social, ensino e associativa.
Contemplados - ECBC Fabio Pinatel Lopasso e TBC Sidney Moreno Gil
Prêmio “Benedicto Montenegro” – homenageia o fundador e primeiro Mestre do Capítulo de São Paulo do CBC. A honraria é concedida a um cirurgião que tenha atuado no Estado de São Paulo e contribuído de maneira inequívoca para o desenvolvimento da cirurgia brasileira.
Contemplado - TCBC Tarcisio Trivino
Sucesso
Por fim, os trabalhos apresentados durante a 23ª edição do Congresso Paulista de Cirurgia foram destacados. E o anfitrião, mestre TCBC Elias Jirjoss Ilias, fez uma intervenção econômica em palavras, pois os fatos e sucesso já diziam tudo sobre esse encontro maior da cirurgia de São Paulo e do Brasil.
Comments