No dia 13 de maio, das 8h às 12h, será promovido o Simpósio de Endometriose em mais uma edição do encontro científico “Clube Benedicto Montenegro”, organizado pelo Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-SP). O evento acontecerá na Universidade Corporativa da Unimed, em Piracicaba, e é voltado para uma ampla gama de profissionais: cirurgiões, ginecologistas, especialistas em dor, radiologistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, residentes e acadêmicos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição.
A missão do “Clube Benedicto Montenegro”, tradicional iniciativa do CBC-SP, é proporcionar atualização médica e científica de qualidade aos especialistas do interior paulista, tendo como parâmetro as prioridades de cada região, e auxiliá-los nas demandas ao bom exercício da cirurgia.
Parceria entre a regional Campinas, as ligas acadêmicas da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e a Unimed, o encontro de 13 de maio será híbrido. A escolha desse formato, explica o TCBC Miki Mochizuki, leva em conta quem não pode se deslocar até Piracicaba, como os acadêmicos de várias partes do Brasil que participam da organização do simpósio e os associados do CBC espalhados pelo país.
A importância do tema escolhido se mostra nos números. De 10% a 15% da população feminina em idade fértil pode apresentar endometriose – há, inclusive, casos de crianças que manifestam sinais da doença antes da puberdade, alerta o dr. Miki. Embora tantas mulheres vivam com a enfermidade, diagnosticá-la não é fácil, seja pela carência de especialistas ou pelo fato de não ser cogitada por muitos profissionais.
As discussões sobre a endometriose serão divididas em quatro etapas: avanços no diagnóstico, avanços no tratamento clínico, avanços no tratamento cirúrgico, e estigma social, políticas públicas e privadas.
“Contaremos com a presença da dra. Juliana Taberner, radiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, que apresentará as razões que levam a dificuldades no diagnóstico e os limites que temos hoje nos métodos de imagem. Afinal, mesmo em um mundo que conta com ultrassons de todos os tipos, tomografias de 128 canais, ressonâncias potentes, por exemplo, identificar a endometriose pode ser bastante complicado”, pondera o dr. Miki.
Ele declara que outra questão a ser debatida no evento é a correlação entre o que se detecta no exame e o que os médicos efetivamente enxergam quando há indicação cirúrgica. “Não existe ainda uma correlação total. Queremos entender por que isso acontece e como podemos melhorar a acurácia desse diagnóstico.”
“Também falaremos sobre o manejo da dor, com o dr. Marcelo Avella, diretor do Centro de Endometriose e Cirurgia Ginecológica de Sorocaba, e o dr. Carlos Alberto Petta, professor associado do Departamento de Tocoginecologia da Unicamp e presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose. Sendo a dor pélvica crônica uma das características mais marcantes da doença, é fundamental pensar em como controlar o sintoma. Na mesma mesa, a dra. Ticiane Mira, supervisora do Ambulatório de Dor Pélvica Crônica e área de Obstetrícia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Unicamp, abordará o manejo não farmacológico da dor e a importância da fisioterapia.”
As novidades no tratamento cirúrgico e os cuidados em relação à técnica terão vez no final do encontro. “Precisamos saber quando operar e quando não operar”, frisa o médico, “e garantir, em casos cirúrgicos, que não haja qualquer dano à paciente ou comprometimento de sua fertilidade”. Além disso, os cirurgiões debaterão qual é a melhor escolha em termos de abordagem: cirurgia aberta, laparoscópica ou robótica.
O dr. Miki lembra que o CBC-SP está inaugurando, em Piracicaba, seu projeto de tratamento multidisciplinar da endometriose, uma parceria público-privada. “É um serviço que conjuga universidade e setor público para obter diagnósticos precoces e oferecer tratamento para as pacientes com endometriose.” Durante o encerramento do simpósio, junto com o presidente da Unimed, estará presente um representante da Câmara dos Vereadores da cidade.
As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas pelo formulário no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfW9HO2rhAy5Ih-cLkMgjs5XR0yKP1hoY3b-Z3H-V7GAuIxQA/viewform. Informações complementares podem obtidas pelo e-mail contato@cbcsp.org,br ou pelos telefones (11) 3101-8792 / 97395-0280 (WhatsApp). Não perca tempo, as vagas são limitadas!
CLUBE BENEDICTO MONTENEGRO - REGIONAIS VALE DO PARAÍBA/MOGI DAS CRUZES
13 de maio de 2023, sábado
Universidade Corporativa da Unimed
Avenida Antônia Pazzinato Sturion, 1221, Parque Santa Cecília – Piracicaba/SP
تعليقات