top of page
Buscar

Adube um meio ambiente melhor

  • Foto do escritor: Hotel Cafezal
    Hotel Cafezal
  • 22 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura


Os adubos são caminho seguro para aumentar a produção das culturas e, assim, colocar mais alimento à mesa. Contudo, há certo pré-conceito a eles, principalmente quanto aos efeitos para o meio ambiente.


O fertilizante (ou adubo – são sinônimos perfeitos) não possui moléculas tóxicas em sua composição. É uma substância mineral ou orgânica fornecedora de um ou mais nutrientes às plantas. Por sua vez, os nutrientes são essenciais para a vida de qualquer vegetal. Aliás, distintos nutrientes contidos em adubos são essenciais a nós, inclusive.


Assim, nutrindo as plantas, se nutre as pessoas, o planeta.


Vale lembrar que a maioria dos solos brasileiros é caracterizada por alta acidez e baixos teores de nutrientes. O fertilizante (juntamente com calcário e gesso agrícola) ajuda a resolver a carência nutricional. Ele é indispensável para o produtor rural equilibrar nutricionalmente o solo, criando ambiente favorável para que as plantas se desenvolverem saudáveis.


Mais fartura e saúde


Tirar mais alimento de uma mesma área é o que a adubação tem feito por décadas. Entre 1975 e 2017, a produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu mais de seis vezes, atingindo 236 milhões, enquanto a área plantada apenas dobrou.


A adubação de solos contribuiu para o ganho de produtividade na agricultura brasileira. O consumo de fertilizantes passou de dois milhões de toneladas, em 1975, para 15 milhões de toneladas, em 2016. Se o Brasil estivesse produzindo, atualmente, safras semelhantes as de 1975, haveria necessidade de abrir, ou desmatar, área aproximada de 150 milhões de hectares.


Além de responsável pela maior produtividade das culturas, o adubo tem papel preponderante para a preservação de florestas, da fauna e da flora dos diversos biomas.


Todas essas informações, segundo o engenheiro agrônomo e coordenador da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV), Valter Casarin, são baseadas em dados científicos, inquestionáveis.


“A NPV tem como missão melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes. Possui visão, missão e valores análogos aos da coirmã americana, a Nutrients For Life”, relata ele. “Aliás, sua principal missão é destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar”.

 
 
 

Comments


bottom of page