top of page

ABMLPM no Congresso Médico Universitário de São Caetano do Sul



​A Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM) teve interessante participação no Congresso Médico Universitário (COMUSCS 2022), de 15 a 18 de setembro, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, estado de São Paulo. Quatro membros da diretoria proferiram palestras aos acadêmicos, compartilhando nuances da prática diária e detalhando questões relevantes que ainda hoje não constam do currículo-base dos cursos de graduação em Medicina.


Uma das conferencistas foi a presidente Rosa Amélia Dantas. Ela avalia que a oportunidade foi excelente para apresentar a Medicina Legal e Perícia Médica aos estudantes, abrindo horizontes para que se interessem em aprofundamentos e até em uma eventual especialização:




“Tivemos resposta excepcional. Durante o Congresso, mais de uma dezena de graduandos nos procuraram para pedir informações adicionais de nossa área de atuação”, comenta ela. “Precisamos investir cada vez mais na disseminação dos princípios da especialidade e trabalhar para renovar nosso quadro associativo”.


Também ministraram aulas aos acadêmicos o coordenador do Conselho Técnico Científico da ABMLPM, José Jozefran Berto Freire, a membro do Conselho Técnico Científico, Viviam Paula Lucianelli Spina, e o especialista Eduardo Costa Sá.


José Jozefran discorreu sobre o estudo da morte: a tanatologia. Ele afirma que há diversos aspectos da Medicina Legal e Perícia Médica que necessitam de mais divulgação inclusive junto até aos médicos mais antigos já que o adequado exercício nesse campo profissional exige grau de especialização apurado com conhecimentos práticos e teóricos.


Eduardo Costa Sá, por sua vez, dissertou sobre a perícia previdenciária e medicina; enquanto Viviam Viviam Paula Lucianelli Spina tratou do âmbito médico civil. Assim, a força-tarefa da ABMLPM cumpriu o objetivo de dar luz à especialidade.


O Congresso, vale frisar, foi excelente para o networking entre alunos e professores, para observar tendências e inovações. Contribuiu ainda para análise dos avanços da tecnologia aplicados à área e para exercitar a empatia, além do raciocínio multidisciplinar, transdisciplinar e multiprofissional.


Houve módulos sobre medicina baseada em evidência, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, saúde mental, gestão e empreendedorismo e cirurgia geral.




17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page