Melatonina é tema de live da APM


A iniciativa da Associação Paulista de Medicina contribui para atualização médica

No Brasil, a prevalência de casos de distúrbio do sono é alta e preocupa. De acordo com dados, 33% da população geral tem apneia, 15% sofrem com insônia e quase 50% apresentam privação do sono. Diante desse contexto, a Associação Paulista de Medicina (APM) realizará uma transmissão ao vivo sobre a melatonina, o hormônio do sono.

A live intitulada “Tudo que você precisa saber sobre melatonina” está marcada para 21 de julho, das 19h às 20h, e pretende debater questões relacionadas à temática.

“Todos os médicos poderiam saber identificar os principais distúrbios do sono, considerando a prevalência significativa e a influência que a má qualidade de sono tem sobre o metabolismo. Aqui, falaremos sobre o uso da melatonina e quais as perspectivas futuras para utilizá-la em outras áreas”, comenta Andrea Toscanini, médica clínica, doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), médica do Ambulatório de Sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq - HCFMUSP) e moderadora da live.

A transmissão é gratuita e, aqueles que desejarem fazer perguntas, devem encaminhá-las até 12h do dia vigente. O palestrante José Cipolla Neto, professor titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo (USP), diz que o principal objetivo é esclarecer alguns conceitos básicos sobre a fisiologia e fisiopatologia da melatonina.

“Precisamos deixar claro que a melatonina é um hormônio e, portanto, deve ser tratado, medicamente, como qualquer outro hormônio, seja na definição clínica das síndromes que envolvem a sua disfunção, seja no seu uso terapêutico”, comenta.

Para Andrea, a Medicina do Sono é um tema atual, embora o sono seja inerente à existência dos seres vivos: “Nós não aprendemos na faculdade sobre o sono e seus distúrbios, portanto, há dificuldade em diagnosticar e conduzir adequadamente os pacientes. Muitas vezes tratamos sintomas e não a causa”, ressalta.

LIVE APM: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MELATONINA

DIA: 21 DE JULHO HORÁRIO: DAS 19H ÀS 20H

COORDENADORA: ANDREA TOSCANINI

PALESTRANTE: JOSÉ CIPOLLA NETO

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://associacaopaulistamedicina.org.br/


0 visualização

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo