Manifestações neurológicas em doenças gastrointestinais


Mereceu destaque no NEURODC a conferência sobre as manifestações neurológicas em doenças gastrointestinais, tais como doença celíaca e doença inflamatória intestinal. São doenças que vêm ganhando mais atenção por conta do aumento de sua prevalência, segundo informa o Dr. Francisco Gondim, coordenador do Departamento Científico de Neuropatias Periféricas da ABN.

“O diagnóstico vem aumentando mundialmente, principalmente da doença inflamatória intestinal e em parte consequência de mudanças nos hábitos alimentares. Com a maior prevalência, percebe-se que há mais pacientes com envolvimento neurológico, principalmente sobre o sistema nervoso periférico, mas também doenças cerebrovasculares e cefaleia. Daí a relevância de se fomentar o seu conhecimento para a melhoria do tratamento”.

Gondim pondera que, a despeito de toda a comunidade científica, assim como os doentes, estarem ávidos por novas terapias, a ausência de ensaios clínicos randomizados e a ausência de protocolos de tratamento (PCDT) ainda limitam o entendimento e manejo de tais condições.


0 visualização

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo