Comitê de Acupuntura realiza Reunião Científica na APM


Estudos sobre o uso do método de Yamamoto no tratamento da dor lombar será apresentado durante o encontro

Em 23 de abril, o Comitê de Acupuntura da Associação Paulista de Medicina (APM) realiza mais uma Reunião Científica. Desta vez, o tema é o tratamento da dor lombar aguda através da craniopuntura de Yamamoto, um microssistema de origem japonesa onde a abordagem é feita por meio de agulhas ou LASER em certos pontos localizados na cabeça.

Na ocasião, o palestrante dr. Alexandre Massao Yoshizumi, vice-presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo, diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura e mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), apresentará seu trabalho feito na Escola Paulista de Medicina que constata a eficácia deste microssistema. Trata-se de um ensaio clínico publicado, em 2013, na British Medical Journal, revista de Medicina conceituada em todo o mundo.

“Realizamos esta pesquisa com 80 pessoas que estavam sendo medicadas regularmente. Contudo, fizemos Acupuntura, simultaneamente ao tratamento, apenas em uma metade do grupo e na outra apenas simulamos, não a realizando de fato. No final, o resultado do exercício demonstrou a efetividade da especialidade em atenuar a dor dos pacientes além de diminuir o consumo de anti-inflamatórios dos mesmos”, conta dr. Alexandre.

Para o coordenador da Reunião Científica e presidente do Comitê de Acupuntura da APM, Dr. Wilson Tadeu Ferreira, a realização regular de encontros como esse é essencial à manutenção da alta qualidade dos acupunturistas brasileiros. “Assim como em toda especialidade médica, é necessário que nossos profissionais renovem seus estudos sobre os métodos em programas de educação continuada.

Após a Residência, os jovens médicos saem com saberes básicos, mas é importante lembrar que a Acupuntura é o conhecimento do microssistema”, pontua dr. Wilson, que também é primeiro secretário do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo.

A reunião contará com web transmissão gratuita aos associados da APM, no site da sociedade (associacaopaulistamedicina.org.br), e tem previsão de duas horas de duração, iniciando às 20h. Apesar de ser destinada aos acupunturistas, médicos de todas as especialidades são convidados a participar.


6 visualizações

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo