Cosmecêutica é tema de workshop no CONDEPE 2019


A cosmecêutica relaciona-se à ciência e indústria de produtos (princípios ativos) usados para a pele e seus anexos (unhas e cabelos). São itens que atuam no embelezamento, mas também têm desdobramentos relevantes no cuidado e qualidade de vida. Daí merecerem um painel especial no 2º CONDEPE - Congresso de Desenvolvimento em Enfermagem, que acontece em 23 e 24 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Quem ministrará aula sobre o tema é a enfermeira especialista em Dermatologia, Mara Lúcia Gonçalves Diogo. Ela revela que o principal objetivo do workshop é trazer conhecimentos na área da cosmecêutica aos profissionais, para que eles possam atender de maneira mais eficiente demandas e necessidades de saúde da pele dos pacientes tanto na clínica quanto na estética.

“Ainda há uma falta de conhecimento muito grande no setor. O enfermeiro pode atender a um paciente com úlcera venosa, por exemplo, e se a pele ao redor da ferida estiver xerótica, ressecada, com certeza o resultado do tratamento não será o mesmo do que se se a pele estiver nutrida, hidratada ”, argumenta. “É preciso conscientizá-los a conhecer bem as propriedades do que estão usando. É uma grande responsabilidade”.

Os participantes terão módulos práticos, com acesso e utilização de diferentes tipos de veículos como cremes, géis, séruns, loções cremosas e outros itens que possibilitam que os princípios ativos atravessem a barreira cutânea.

“Será um workshop no qual as pessoas testarão esses produtos, verão como é a textura, as diferenças, para entender como se escolhe o produto ideal para o paciente”.

Também serão abordadas as mais recentes inovações da cosmecêutica para manter os congressistas atualizados. Mara discorrerá sobre como a biotecnologia e como os laboratórios estão manejando para que os produtos atinjam camadas mais profundas da pele para performances cada vez mais eficientes.

“Destacarei os mais importantes princípios ativos usados na cosmecêutica e nos produtos hidratantes, nutritivos e protetores para a pele. Como são feitos, como escolher um bom hidratante, o que um bom hidratante precisa ter em sua composição para que a gente possa ter um bom resultado”, adianta ela. “É fundamental o conhecimento para os profissionais da área. Às vezes você tem um produto caríssimo e outro de custo menor, causando dúvidas ao profissional. Com o conhecimento dos cosmecêuticos e suas funções, facilita muito a escolha. É preciso que os enfermeiros possuam base para indicar produtos adequados para a limpeza, hidratação e proteção da pele, produtos estes que não necessitam de prescrição médica”.

Sobre o CONDEPE

Com a premissa do Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE - Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é o primeiro Congresso de proporção nacional totalmente voltado para toda classe de Enfermagem: Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes. A segunda edição do evento será realizada nos dias 23 e 24 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com o tema "Tecnologia e os desafios da enfermagem moderna".

O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

Site: www.condepe.com.br

Facebook: /condepecongresso

Instagram: @condepecongresso


1 visualização

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo