top of page

Livro Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido ganha segunda edição


A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) se prepara para o lançamento da segunda edição do livro Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido, que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2018. O objetivo de informar sobre a síndrome alcoólica fetal (SAF), causada pelo consumo de álcool durante a gravidez, a obra é voltada especialmente para equipes de saúde de todo o Brasil.

Totalmente revisada por especialistas do grupo de trabalho Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido, formado por membros da SPSP com apoio da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), esta segunda edição traz atualizações nos seis capítulos já publicados e conta com a inserção de dois novos. Os textos são assinados pelos médicos Hermann Grinfeld, Lygia Mendes dos Santos Border, Mirlene Cecilia Soares Pinho Cernach, Helenilce de Paula Fiod Costa, Maria dos Anjos Mesquita, Marcia de Freitas e Conceição Aparecida de Mattos Segre.

“O objetivo é transmitir para as equipes de saúde o conhecimento acerca dos efeitos do álcool para a saúde da gestante e do feto, principalmente no que diz respeito à síndrome alcoólica fetal, doença grave e sem cura. Queremos fazer com que esses profissionais, baseados no livro, alertem a população sobre os riscos do álcool na gravidez”, ressalta Conceição Aparecida de Mattos Segre, coordenadora do grupo de trabalho da SPSP e das duas edições do livro.

Cláudio Barsanti, presidente da SPSP, e Corintio Mariani Neto, membro do grupo de trabalho e da SOGESP, são responsáveis pela apresentação do livro. Lançada pela editora Parma, a primeira edição colocou em evidência as alterações neurológicas e outras anomalias causadas pelo álcool no feto, como as cardíacas, entre elas estenose pulmonar, tetralogia de Fallot e coartação de aorta.


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page