Simpósio da Dor da APM discute uso de canabinóides


Em 25 de novembro, às 8h30. será realizado na sede da Associação Paulista de Medicina o simpósio “O uso dos canabinóides no tratamento da dor”. O encontro é organizado pelo Comitê Científico da Dor da APM.

O evento, sob a moderação de Rogério Adas Ayres de Oliveira, coordenador científico do Comitê, pretende promover o debate sobre os aspectos históricos, a farmacologia e o uso dos canabinóides como opção terapêutica nas condições dolorosas crônicas. Serão discutidos os seus limites e potencialidades no contexto psiquiátrico, as perspectivas para a sua utilização na dor neuropática

e na dor oncológica.

“O assunto é muito oportuno. A carência de opções analgésicas efetivas para o tratamento das dores crônicas é evidente. Problemas de segurança com analgésicos opióides, comumente empregados nas dores de difícil controle, têm sido crescentes, sobretudo nos países desenvolvidos. Em paralelo, aumentam as evidências de literatura, dos modelos experimentais aos ensaios clínicos, demonstrando que os canabinóides podem ser opção eficaz e segura em muitos portadores de algias crônicas. A abertura de mercados e a legalização do uso medicinal da maconha em outros países têm aquecido o interesse pelo assunto, tanto pelos profissionais de saúde como pela própria sociedade”, comenta Rogério Adas.

O simpósio é direcionado a médicos de diferentes especialidades, sobretudo aqueles diretamente envolvidos no cuidado de pacientes com dor: clínicos, oncologistas, neurologistas, anestesiologistas, reumatologistas, fisiatras e aos demais profissionais de saúde. O evento contará com a presença de grupo de referência no estudo de canabinóides da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e também de especialistas em dor do Centro de Dor da Clínica Neurologica do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo e Hospital do Câncer, dentre outros.

Para mais informações e inscrições, acesse http://associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/simposio-da-dor-o-uso-dos-canabinoides.

APM | Simpósio da dor - O uso dos canabinóides no tratamento da dor: atualidades e perspectivas

Data: 25 de novembro de 2017

Horário: 08h30h às 12h

Local: APM - Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - Bela Vista

Telefone: (11) 3188-4248


0 visualização

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo