Jornada de Psicologia Médica na APM


Em 7 de outubro, das 9 às 12h, o Departamento de Psicologia Médica da Associação Paulista de Medicina realiza mais um módulo da Jornada com Webtransmissão, com os temas Psiquiatria e Psicanálise na Saúde Pública e Aspectos Relativos à Relação Mente-corpo.

“A psiquiatria e a psicanálise voltam-se ambas para a saúde mental. A primeira se ocupando principalmente das bases biológicas da saúde e mais especialmente dos adoecimentos, a segunda focaliza a saúde mental em uma perspectiva psicológica social, ambiental. Mente e corpo são constituintes do mesmo todo integrado, alguns autores usam a expressão mente-corpo ou também psicossoma”, explica Rubens Hirsel Bergel, presidente do Comitê Científico de Psicologia Médica da APM.

Segundo o especialista, a relação corpo e mente se desenvolve desde o início da história de cada indivíduo se implantando nesse todo e com participação na formação da personalidade. Os recursos de tratamento são variados de acordo com as vias de acesso diagnóstico: medicamentos, psicoterapias, eletroconvulsoterapias.

“O objetivo maior da jornada maior é o de municiar os profissionais de saúde para melhor diagnosticarem, compreenderem e tratarem os pacientes, capacitando-os para usar o conhecimento do campo da mente, da subjetividade. Isto pode influir tanto negativamente quanto muito positivamente na evolução das doenças e no efeito dos tratamentos”, finaliza Bergel. “Nessas jornadas, objetivamos salientar a absoluta integração das duas partes inseparáveis, corpo e mente, porque são um só todo integrado”, complementa.

A jornada é aberta para todos os profissionais de saúde que se interessem pelos assuntos. Para maiores informações e inscrições, acesse

http://associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/jornadas-de-psicologia-medica-com-webtransmissao .

APM / Jornada de Psicologia Médica com webtransmissão

Dia: 07/10

Horário: 9h às 12h

Local: Associação Paulista de Medicina – Brigadeiro Luís Antônio, 278,

Bela – Vista,

SP.


0 visualização

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo