Perícia psiquiátrica é tema de curso na APM


Em 11 de agosto, a partir das 13h30, será realizado na Associação Paulista de Medicina o curso com webtransmissão A Perícia Psiquiátrica na Delinquência da Adolescência e O Exame de Superveniência de Doença Mental. Transtorno Mental e Prisão. O evento será coordenado pelo dr. Luiz Carlos Aiex, presidente do Comitê de Psiquiatria Forense da APM.

Para que seja feita a avaliação do conteúdo sob a ótica de especialistas, estarão presentes os palestrantes Breno Montanari Ramos, psiquiatra forense perito do Departamento Regional de Saúde (DRS) e do hospital de custódia e tratamento de Franco da Rocha, membro do Conselho Penitenciário e psiquiatra da secretaria estadual da administração penitenciária, e Gilberto Jorge Curi, psiquiatra, ex-médico assistente do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital das Clínicas de São Paulo e ex-chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital da Policia Militar do estado de São Paulo.

“É indispensável mostrar aos presentes a importância das solicitações de exames clínicos, para abstrair a carência de diagnósticos mais precisos. Pretendo chamar a atenção, também, para a visão clínica das avaliações de menores de idade, principalmente na área da saúde mental e patologias físicas que dão repercussão no comportamento do individuo, para, assim, mostrar a eficácia de bons tratamentos para crianças e adolescentes e seus resultados na perspectiva de vida dessas pessoas dentro da sociedade,” conta o dr. Curi.

A abordagem da análise dos paradigmas que norteiam a psiquiatria forense é essencial, segundo o dr. Ramos. “O objetivo é situar uma crise mental durante o cumprimento da pena ou durante o processo judiciário e, também, examinar a questão das interfaces e interações entre o ato prisional, a doença mental e a psiquiatria.”

O evento é destinado a um amplo público, que engloba profissionais da psiquiatria, psicologia, filosofia, direito, assistência social e estudantes, umas vez que a pauta oferece margem ao debate e admite que os participantes tenham diversos pontos de vista sobre os casos analisados.

O curso do departamento de psiquiatria forense pode ser acompanhado presencialmente ou por webtransmissão para os inscritos.

APM / Curso com Webtransmissão / A Perícia Psiquiátrica na Delinquência da Adolescência e O Exame de Superveniência de Doença Mental. Transtorno Mental e Prisão Data: 11 de agosto Horário: A partir das 13h30 Local: APM – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista, São Paulo - SP Telefone: (11) 3188-4248 www.apm.org.br


0 visualização

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo