
Os profissionais de enfermagem – enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes – são fundamentais para a garantia de uma assistência segura e de qualidade nos serviços de saúde. Eles estão 24 horas por dia ao lado dos pacientes e em todas as fases, desde o nascimento, até os últimos dias de vida. A Semana da Enfermagem, promovida entre 9 e 30 de maio, pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) trará atos públicos e debates que evidenciarão a importância da categoria, com o tema “Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado”.
Em 27 de maio, Santo André sediará um grande ato público de combate à violência contra profissionais de enfermagem. Pesquisa realizada pelo Coren-SP revelou que 77% dos profissionais de enfermagem já sofreram violência no ambiente profissional. Os pacientes e seus acompanhantes correspondem a 66,5% dos agressores, o que mostra a importância de conscientizar a sociedade.
Em caminhada, partindo da Praça do Carmo e com destino ao IV Parque Centenário, profissionais de enfermagem e estudantes vestidos de branco e carregando faixas disseminarão a cultura da paz, mostrando à população que a violência prejudica o atendimento e não resolve os problemas dos sistemas de saúde. “Não podemos encarar a violência como algo comum em nosso cotidiano. Ela gera um ciclo que prejudica os profissionais e a própria população”, diz a presidente do Coren-SP, Fabíola Campos.
A atividade conta com o apoio da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Santo André e tem a presença confirmada do prefeito Paulo Serra.
Enfermagem Faz Parte da Vida
O mote oficial das comemorações em todo o Brasil é a Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado. O estado de São Paulo seguirá esse tema, adotando a frase “Enfermagem Faz Parte da Vida”, com atividades e palestras com grandes nomes da área. As atividades serão realizadas no interior, Grande São Paulo, litoral e capital.
A campanha destaca os momentos em que os profissionais de enfermagem participaram da vida das pessoas, durante o nascimento de um filho, por exemplo, em uma cirurgia, ou quando um familiar querido esteve doente.
Violência Não Resolve
Lançada em 2015, a campanha Violência Não Resolve, do Coren-SP, tem como objetivo combater a epidemia de violência praticada contra profissionais de enfermagem no exercício da profissão. A iniciativa visa conscientizar a sociedade e também dialogar com gestores públicos e órgãos de segurança sobre a proteção e o acolhimento das vítimas.
Caminhada contra a violência – Santo André
Data: 27 de maio
Local: Praça do Carmo - concentração na concha acústica de Santo André e dispersão na Praça IV Centenário
ATIVIDADE - CAMINHADA
Ato público contra a violência aos profissionais de saúde.
PROGRAMAÇÃO
8h - Concentração dos participantes e organização inicial: faixas de apoio, presença do SAMU, palavras de ordem por megafone/som
8h30 – Início
Percurso: Concha Acústica – Praça do Carmo / Calçadão da Oliveira Lima / Senador Fláquer / Abílio Soares / Perimetral / Paço Municipal – Praça IV Centenário
10h– Dispersão - Praça IV Centenário –
Palanque: palavra das autoridades presentes
11h– Encerramento