Paulo Ricardo Arsego, bacharel em Direito e Especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades, assume a presidência da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Ocupando o cargo em 8 de novembro deste ano, Arsego já estabelece metas para sua gestão.
“Nosso principal objetivo é o de retomar o protagonismo da Fundacentro no setor de saúde e segurança do trabalhador. Com o auxílio de nossa excelente equipe de técnicos e cientistas, trabalharemos arduamente para fazer a diferença”, salienta.
Graças ao seu comprometimento e eficácia em garantir a qualidade no local a que trabalhadores se submetem, vários avanços foram atingidos pela instituição, como o pioneirismo nos estudos sobre Doenças Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT; prejuízos das vibrações e ruídos em operários que utilizam marteletes; entre outros.
Em relação a atual situação dos ambientes de trabalho, o presidente reforça a importância de empregado e empregador conviverem em harmonia. “Precisamos fazer com que eles percebam que um não vive sem o outro. E, se o local de trabalho for um ambiente seguro e saudável, o funcionário renderá muito mais. Automaticamente, o empregador estará gastando menos e investindo mais na produtividade”, finaliza.
Sobre a Fundacentro
Criada em 1966, durante o Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes, em São Paulo, aFundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) tem como objetivo realizar pesquisas visando melhorar as condições no ambiente de trabalho.
Atualmente, o instituto possui unidades espalhadas em todo o território brasileiro, além de ser reconhecido internacionalmente. Inclusive, tem papel de liderança em estudos sobre segurança e saúde no trabalho na América Latina. Ultrapassando continentes, também colabora com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).