As características da personalidade que determinam a nobreza do caráter será tema central do Cine Debate, promovido pela Associação Paulista de Medicina, em 18 de novembro. O filme escolhido para nortear a conversa é “O Padre”, de 1994, dirigido por Antonia Bird.
O longa narra a história do jovem Padre Greg, que, ao ser designado para trabalhar em uma paróquia em Liverpool, surpreende-se com seu novo superior, padre Matthew, que não cumpre o celibato e mantém um relacionamento com uma mulher.
Já se questionando sobre as regras da igreja, descobre sua própria homossexualidade ao apaixonar-se por um rapaz. Não somente, ouve a confissão de uma menina de 14 anos que é abusada sexualmente pelo pai – nesta situação, sente-se encurralado pela obrigatoriedade do sigilo.
Wimer Bottura, presidente do Comitê de Adolescência da APM, afirma que esse é um tema polêmico, cujo debate está em efervescência na atualidade. “Vamos discorrer acerca do que vale realmente na vida, quais os valores ligados à dignidade e à honra. Também nos debruçaremos sobre a sexualidade e a forma pela qual ela se manifesta nas pessoas”.
Denise Gimenez Ramos, professora titular e coordenadora do Núcleo de Estudos Junguianos, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, e Roberto Garcia, professor e supervisor de estágios em Psicanálise na FMUSP, serão os debatedores do evento.
O Cine Debate é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser realizadas com antecedência, pelo telefone (11) 3188-4281 ou eventosculturais@apm.org.br. Não será permitida a entrada após o início do filme.
APM | Cine Debate – O Padre
Data: 18 de novembro de 2016
Horário: 19h
Local: APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3188-4281
www.apm.org.br