ESGO já é realidade


A SOGESP promove cursos sobre assuntos essenciais para o exercício da Ginecologia e Obstetrícia. São temas da recém-lançada Escola Superior de Ginecologia e Obstetrícia (ESGO), visando ao desenvolvimento científico permanente dos especialistas da área.

De acordo com Rodrigo Aquino, coordenador geral da Escola, “diferentemente do que é apresentado com frequência nos centros tradicionais, as aulas são eminentemente práticas e simulam a rotina diária”.

ESGO-Cirurgia Uro-ginecológica

Entre os dias 20 e 22 de outubro, Presidente Prudente recebeu um curso teórico-prático em uroginecologia e cirurgia vaginal. No primeiro dia, houve aulas expositivas sobre aspectos das disfunções do trato urinário inferior e diagnóstico e tratamento das afecções.

“As apresentações, mesmo quando teóricas, possuem cunho prático, com discussão de casos clínicos e uso de bonecos simulando procedimentos cirúrgicos. A ESGO é um canal para disseminar os tratamentos atuais e as técnicas de excelência”.

Em Presidente Prudente, ocorreram 20 cirurgias em pacientes carentes, sob a supervisão direta dos preceptores do curso, tendo como palco o próprio ambiente hospitalar.

“Prestamos assistência levando os materiais para o tratamento e acompanhando de perto todas as ações. Preo- cupados em difundir as inovações por todo o sistema de saúde, não nos restringimos aos hospitais particulares, estendemo-nos aos públicos também”, afirma Aquino. A ação ocorreu no Hospital Regional.

Esgo-Cirurgia a Laser (DPGI)

O curso prático sobre cirurgia a laser ocorreu em 22 de outubro, em uma parceria da SOGESP com o Laboratório SalomãoZoppi e com o Projeto Alfa. Trinta alunos receberam informações sobre os princípios da tecnologia e sua aplicação. Após exposição de vídeos mostrando o emprego da técnica, usaram o laser em simulações para aprofundar o assunto.

Encerrada essa fase, os 12 profissionais foram alocados em salas de atendimento com laser cirúrgico, colocarando em prática o que aprenderam em pacientes carentes, sob supervisão dos preceptores. “Essa alternativa é bastante utilizada para tratar doenças como HPV e verrugas genitais”, ressaltou Aquino.

Programe-se

Para fechar o ano, o Curso “Ultrassonografia Mamária e Biopsia da Mama” será realizado em 19 e 20 de novembro, em Campinas. A ideia é proporcionar treinamento em diagnóstico por imagem, a fim de detectar lesões. Como os demais, terá base teórica e, por fim, a parte prática monitorada em pacientes com doenças mamárias.

“Teremos interpretação de mamografia com suas categorias do BI-RADS®, punção de mama por agulha grossa e gincana interativa. Transmitiremos noções de ressonância magnética, com a parte prática pautada em três técnicas: mamografia, ultrassonografia e ressonância”. Para essa data, as inscrições podem ser feitas no site da SOGESP.

“Promovemos sempre cursos diferentes dos encontrados no mercado. Nosso foco é a vida real, tratando de pacientes. A ESGO é iniciativa inovadora da SOGESP, que apresenta ao associado as novas tecnologias e, principalmente, ensina o manejo correto”.


21 visualizações

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo