Florianópolis é palco da quarta edição do Congresso Sul Brasileiro de Dor
- Hotel Cafezal
- 15 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Em 16 e 17 de setembro, o Centro de Eventos FIESC, na capital catarinense, sediará o IV Congresso Sul Brasileiro de Dor 2016. Sob o mote “A construção de vencer dores”, é realizado pela Associação Catarinense para o estudo da dor (SBED-SC / ACED), em parceria com as regionais gaúcha (SOGED) e paranaense (SOPRED) da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED).
“Uma das inovações promovidas por este evento é a sua parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), que enriquecerá nosso encontro com suas iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida no âmbito da indústria, em que os trabalhadores são tão acometidos por situações de dor”, salienta a dra. Juliana Barcellos de Souza, presidente do Congresso e secretaria da SBED.
Na mesa redonda de abertura, o destaque fica por conta do Ano Mundial contra a Dor nas Articulações, lançado em janeiro deste ano pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) e apoiado pela SBED, possibilitando intercâmbio de experiência e troca de informações essenciais para o conhecimento de doenças e condições que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
Científico
Com um grupo seleto de palestrantes renomados, destacam-se Guillaume Léonard, de Quebec (Canadá), pesquisador e fisioterapeuta especialista em dor, que abordará os mecanismos de modulação da dor no idoso e a estimulação intracraniana por corrente sanguínea; e Flávia Flores, escritora e blogueira do “Quimioterapia & Beleza”, que discorrerá sobre o papel da beleza como uma das estratégias para controle da dor.
Dos 55 trabalhos submetidos, todos foram aprovados, demonstrando a qualidade dos estudos enviados. A apresentação ocorrerá dentro da grade científica, e na manhã de 17 de setembro, ocorrerá a premiação; o primeiro colocado receberá a inscrição para o próximo Congresso Brasileiro de Dor, em 2017, enquanto o segundo lugar ganhará inscrição para o V Congresso Sul Brasileiro de Dor, a ser realizado em Porto Alegre.
“Nosso objetivo é promover a quebra de paradigma, a reconstrução de uma nova concepção no tratamento das dores, auxiliando no processo crítico de profissionais da saúde. Vamos juntos discutir modelos atuais de serviços e tecnologias de diagnóstico e tratamento da dor, abordando com mais eficácia a saúde, a qualidade de vida no trabalho e no cotidiano”, conclui dra. Juliana.
Para mais informações, acesse http://www.congressodorfloripa.com.br/
4º Congresso Sul Brasileiro de Dor
Data: 16 e 17 de setembro de 2016
Local: Centro de Eventos FIESC
Endereço: Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi – Florianópolis/SC
Informações: http://www.congressodorfloripa.com.br/