APM realiza Curso de Demência de Alzheimer em parceria com a SBGG-SP


A Associação Paulista de Medicina em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Secção São Paulo realiza, em 10 de setembro, o Curso de Demência de Alzheimer com webtransmissão. O curso ocorrerá em duas etapas, pela manhã e à tarde, em um total de dez palestras. Entre os temas abordados, estarão o diagnóstico da doença de acordo com o DSM V, nutrição e prevenção, avaliação neuro-cognitiva, tratamento farmacêutico para sintomas comportamentais e psicológicos e reabilitação cognitiva.

Com a evolução de seu quadro, a doença de Alzheimer atinge um alto número de idosos, causando um grande impacto em suas vidas e na de seus familiares. Sobre a importância do curso, dr. Maurício Ventura, presidente do Departamento Científico de Geriatria e Gerontologia da APM e Secretário Geral da SBGG-SP, afirma “A população envelhece cada vez mais. A faixa-etária que está mais cresce atualmente é aquela com mais de 80 anos. Este curso não é só feito por médicos, mas também por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais , psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, que podem nos ajudar no tratamento das demências. É importante que os geriatras, os clínicos e os neurologistas saibam o que esses profissionais podem oferecer aos pacientes, de uma forma a atuar em conjunto em prol de sua boa evolução. É um problema atual e frequente, e é necessário tratar o paciente adequadamente”.

O curso, que já está em sua segunda edição, é voltado aos geriatras, neurologistas, clínicos e outros profissionais da saúde que se interessem pelo assunto. Dr. Maurício afirma que a escolha da data não foi por acaso. “A nossa ideia é que o curso ocorra mais vezes. A data não foi escolhida de forma aleatória. Setembro é o Mês Mundial da Doença de Alzheimer com especial atenção para o dia 21/09 que é o Dia Mundial de Conscientização sobre Doença de Alzheimer. Isso é uma forma de mostrar que a doença já se tornou uma questão de saúde pública”.

Confira a programação completa:

8h30 - Diagnóstico da doença de Alzheimer de acordo com o DSM V. Palestrante: Ana Beatriz Di Tommasco.

9h - O que devemos saber sobre marcadores e neuroimagem? Palestrante: Daniel Apolinario

9h30 - Nutrição e prevenção na doença de Alzheimer: quais são as evidências? Palestrante: Elci Fernandes.

10h30 - Avaliação neuro-cognitiva: o que devemos saber? Palestrante: Gislaine Gil.

11h - Alteração na comunicação de dementados: o que podemos detectar? Palestrante: Luciane Teixeira Soares.

11h30 - Reabilitação cognitiva. Palestrante: Tatiana Viera do Couto.

14h - Exercício físico e prevenção na doença de Alzheimer: quais são as evidências? Palestrante: Juliane Lemos.

14h30 - Efetividade das intervenções não farmacológicas para sintomas comportamentais e psicológicos da DA. Palestrante: Regina Magaldi.

15h - Tratamento farmacológico para sintomas comportamentais e psicológicos da DA. Palestrante: Cybelle Diniz.

15h30 - Inibidores de ACHe e memantina: qual o momento correto para se utilizar os fármacos no curso da DA? Palestrante: Rodrigo Shultz.

15h55 – 16h | Encerramento

APM | V Curso de Psiquiatria Forense

Data: 10 de setembro de 2016 Horário: 8h às 16h Local: APM - Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - Bela Vista Telefone: (11) 3188-4248 www.apm.org.br Informações à imprensa Acontece Comunicação e Notícias Isabella Carvalho ou Kelly Silva

(11) 3853-0770 / 3871-2331 acontececom6@uol.com


0 visualização

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo