I Encontro de Neurogenética reúne especialistas do Brasil, com participação de convidado internacion


A Associação Paulista de Medicina será palco de um importante acontecimento para a área da Neurociência, reunindo pesquisadores e especialistas de todo o Brasil a fim de incentivar a busca pelo conhecimento na prática clínica e nas pesquisas mais recentes em Neurogenética. O I Encontro do Departamento Científico de Neurogenética da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), em 3 e 4 de junho, contará com convidados especiais em suas palestras.

De acordo com José Luiz Pedroso, presidente do evento, sua característica principal será abordar desde fundamentos de ciência básica, passando por métodos de diagnósticos genéticos, até estudos recentes e revisões para a prática clínica. “Desta forma, profissionais que atuam em ambas as vertentes poderão aproveitar de maneira plena o conteúdo que apresentaremos”, afirma.

Os seminários serão divididos em dois formatos: os Módulos, que serão temas específicos com ênfase em pesquisas atuais, e as Conferências, com temas de revisões gerais. Também serão abordados temas com orientações para a correta solicitação de testes genéticos. Os assuntos principais incluirão doenças neuromusculares, doença de Parkinson hereditária; genética da epilepsia; demência e suas causas genéticas; ELA; neuro-oftalmologia; história e evolução da neurogenética; e microcefalia, sobretudo sua relação com o vírus Zika. Pedroso estará à frente da palestra sobre ataxias hereditárias, promovendo atualização quanto ao seu tratamento.

Inclusive, as alterações genéticas nas ataxias também será um dos focos do Dr. Alexis Brice, Professor de Genética Médica do Hospital Pitié-Salpêtrière na França, referência na área de genética e autor de centenas de artigos em revistas internacionais – sua outra pauta será Parkinson de origem genética.

“O Prof. Brice tem uma vasta experiência, a qual certamente irá enriquecer o Encontro. Sua presença será de extrema relevância para compreendermos os principais avanços na área da Neurogenética. As colaborações com professores e instituições internacionais são muito importantes para o desenvolvimento das pesquisas no nosso país”, ressalta José Luiz Pedroso, que também é Vice-Coordenador do DC de Neurogenética da ABN.

A ideia de realizar este evento surgiu devido ao avanço de novas descobertas genéticas na área da Neurologia, sendo capaz de permear por todos os campos de atuação na subespecialidade. Outro ponto essencial que será discutido é o sequenciamento do Exoma como método diagnóstico. Tal técnica é recente e permite identificar causas genéticas de patologias raras e complexas. Ainda, haverá uma seção especialmente direcionada para a apresentação de casos clínicos em Neurogenética, programados para estimular o raciocínio diagnóstico.

Seu público alvo engloba neurologistas, neuropediatras, geneticistas, residentes nas áreas mencionadas e pesquisadores da área básica, além dos profissionais de saúde que por ventura queiram conhecer melhor as alternativas providas pelo vasto campo da Neurogenética. “Estudar este assunto em neurociência é algo novo e ascendente, com motivações importantes. É um espectro complexo de doenças e ainda pouco compreendido. Muitas das doenças que serão discutidas nesse evento, ainda não têm tratamento específico. Por isso queremos estimular a participação dos colegas nesse Encontro”, conclui.

I Encontro do Departamento Científico de Neurogenética da ABN

Data: 3 e 4 de junho de 2016

Horário: 03/06 – 13h às 20h; 04/06 – 8h às 20h

Local: Associação Paulista de Medicina

Endereço: Av. Brig. Luís Antônio, 278 - São Paulo, SP

Mais Informações: (11) 3188-4281 | www.apm.org.br/eventos/neurogenetica


11 visualizações

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo