top of page

18° Curso Continuado de Cirurgia Geral do CBC-SP aborda esôfago, estômago e obesidade em 3° módulo



Anualmente, o já tradicional Curso Continuado de Cirurgia Geral do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-SP) recebe médicos, residentes e acadêmicos que buscam atualização científica de qualidade. A 18ª edição possui oito módulos, que começaram em abril e seguirão até outubro. No próximo, a acontecer em 24 de junho, das 8h30 às 12h30, esôfago, estômago e obesidade serão abordados. Os participantes podem esperar conferências, mesas redondas, discussões de casos clínicos, debates e revisão de questões de provas, sessões interativas com professores consagrados e muito mais.


“A programação será divulgada em breve, mas adianto que teremos o dr. Rubens Sallum falando sobre cirurgia robótica do esôfago. Ele é um dos principais nomes da área no país, ministrará uma aula interessante”, celebra o TCBC Roger Beltrati Coser, diretor de Defesa Profissional do CBC-SP e coordenador do curso. Para o TCBC Carlos Augusto Menegozzo, diretor de Comunicação e coordenador, é um orgulho contar com os principais especialistas do Brasil discutindo vídeos de técnica cirúrgica e diversas abordagens, e compartilhando informações de ponta quanto às melhores condutas para procedimentos e para resolução de casos.


O dr. Luiz Roberto Lopes, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pautará as úlceras. “Em seguida, debateremos a endoscopia na hemorragia digestiva e o GIST gástrico, um tipo específico de tumor de estômago. Em suma: úlceras, sangramentos e tumores.” Cirurgia bariátrica e esteatose hepática terão vez em uma apresentação na última mesa do módulo. Além do papel do procedimento no tratamento dessa condição, serão discutidas as complicações da bariátrica.


Ainda nesse tópico, segundo o TCBC Wilson Rodrigues de Freitas, o debate sobre cirurgia revisional será especialmente instigante. “Falaremos daqueles pacientes que precisam passar por uma nova cirurgia ou desafazer parte da que já foi feita, seja por refluxo ou por deficiências nutricionais, por exemplo.”


“Tratamos dos temas básicos não só da cirurgia geral e do aparelho digestivo”, explica o dr. Roger, “como também de alguns temas das especialidades cirúrgicas, uma vez que o CBC busca congregá-las”.


Formato dinâmico


Todas as aulas ocorrem em ambiente virtual, com direito a interação da audiência. É possível assistir a elas ao vivo ou também ter acesso, além disso, às suas gravações. A princípio, relata o dr. Carlos, a pandemia motivou a alteração do formato, que antes de 2020 era presencial.


“Depois, percebemos que conseguiríamos atingir um público bem maior, de outras cidades e até outros estados, se continuássemos on-line. Uma modalidade bastante dinâmica, sem dúvidas.” O dr. Roger acrescenta que a opinião dos alunos foi levada em conta. “Chegamos a fazer uma enquete, a maioria votou nas aulas remotas.”


Aqueles que optarem pelo pacote que inclui as gravações, poderão assistir às aulas, que não são sequenciais, quando preferirem.


Público-alvo ampliado


Antes voltado somente aos cirurgiões à procura de reciclagem e desenvolvimento permanente, o curso se abriu, pouco a pouco, para candidatos à Prova de Título de Especialista em Cirurgia Geral do CBC, destaca o TCBC Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo.


De acordo com o dr. Wilson, o curso oferece atualização para os cirurgiões que estão na estrada há mais tempo e sedimentação para os novos. “Todos os níveis são contemplados”, complementa o dr. Carlos. “Até mesmo residentes e estudantes de graduação interessados no nosso campo são bem-vindos.”


Inscrições


Os interessados devem se inscrever pelo formulário disponível em docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6rjUzmComASJ-jo-ThgWlOmqArsANYdIvEuhz9Rz5Wfu9Dg/viewform.


Mais informações, como a tabela com os valores para cada categoria, podem ser consultadas no link cbcsp.org.br/curso-continuado/18o-curso-continuado-de-cirurgia-geral-do-cbcsp-2023/, através do e-mail contato@cbcsp.org.br ou dos números (11) 3101-8792 e 97395-0280 / 97491-3441 (WhatsApp). Vale frisar que há descontos para grupos e médicos sênior (a partir de 70 anos).


18° CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL DO CBC-SP


24 de junho de 2023, sábado, das 8h30 às 12h30


On-line

12 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page