17º Curso Continuado de Cirurgia Geral, Quinto módulo, em 23 de julho



​​O Capítulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões realiza mais uma rodada do tradicional Curso Continuado de Cirurgia Geral. Será em 23 de julho, a partir de 8h25, com transmissão a distância, tendo foco em procedimentos de pâncreas e esôfago.

Primeiro mote


Temas de relevância aos cirurgiões fazem parte da pauta, como: o que fazer em situações difíceis desde o diagnóstico ao tratamento; orientação terapêutica sobre as grandes hérnias; tratamento do hiato difícil; esôfago de Barrett: como tratar e seguir.

Os palestrantes convidados para exposição e compartilhamento de conhecimentos com a audiência são os TCBCs André Brandalise, presidente do Capítulo São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica e Robótica, Rubens Antonio Aissar Sallum, vice-mestre do capítulo de São Paulo, Sérgio Szachnowicz, cirurgião do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e Wilson Rodrigues de Freitas Jr, tesoureiro do Capítulo SP.

Haverá complementarmente uma sessão de mini-casos clínicos com vídeos de cirurgia do esôfago.


“Este módulo está excelente; se iniciará com os tópicos mais significantes da cirurgia do refluxo gastroesofágico, por exemplo: as grandes hérnias e o esôfago de Barrett. Continuará com casos clínicos discutidos por um excepcional grupo multidisciplinar, contando também com o Dr. André Fonseca Duarte, e terá como desfecho os mais determinantes tópicos da cirurgia pancreática, tanto para doenças benignas quanto para o câncer”, reitera Rubens Antonio Aissar Sallum.

Segundo mote


​​O segundo painel, de pâncreas, se aprofundará em como investigar e tratar os cistos pancreáticos e na pancreatectomia distal por videolaparoscopia. Os palestrantes, Estela Figueira, cirurgiã e supervisora do Serviço de Vias Biliares e Pâncreas do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Guilherme Naccache Namur, Médico Assistente do Instituto do Câncer do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Thiago Nogueira Costa, especialista em cirurgia gastroenterológica minimamente invasiva e robótica. O TCBC José Jukemura, livre docente em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, será o debatedor.

Coordenação geral


A coordenação dos debates do 5º módulo estará a cargo dos TCBCs Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo São Paulo, Rubens Antonio Aissar Sallum, vice-mestre, Roger Beltrati Coser, diretor de defesa profissional do CBC_SP e coordenador do Curso Continuado de Cirurgia Geral, José Jukemura, e Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, diretor de Comunicação.


A propósito, a moderação também será de responsabilidade do TCBC Carlos Augusto Metidieri Menegozzo.

Certificação

Vale registrar que certificados digitais serão emitidos àqueles que obtiverem a frequência mínima exigida: 75% do período total.

Inscrições abertas para o módulo em https://cbcsp.org.br/17o-curso-continuado-de-cirurgia-geral-5o-modulo/

Sobre o Curso


O Curso Continuado de Cirurgia Geral disponibiliza programação de alta consistência científica, contemplando o que há de mais atual e efetivo na área.

Tem ênfase na interatividade e na aplicação prática dos conceitos programáticos, proporcionando a atualização dos especialistas, assim como complementando a formação de alunos e residentes.


Traz conteúdo teórico de excelência, por meio de explanações e compartilhamento de experiências de professores de altíssimo nível; mestres reconhecidos como referências na Cirurgia do Brasil e do mundo.


Na plataforma on-line, os inscritos acompanharam aulas ao vivo - formato naturalmente facilitador para aprofundamento e/ou esclarecimento de dúvidas. Podendo revê-las quando quiserem, para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento.


“Faz parte da vocação do CBC garantir atualização médica aos seus membros. O curso continuado do Capítulo São Paulo é uma das nossas mais valorosas ferramentas, pois reúne especialistas selecionados das principais escolas médicas e é utilizado tanto por alunos e residentes que buscam preparo para provas, assim como por cirurgiões, já de carreira consolidada, para atualização e troca de conhecimento”, afirma Roger Beltrati Coser, coordenador responsável pelo Curso.


Curso Continuado de Cirurgia Geral | 5º módulo

Data: 23 de julho de 2022

Horário: 8h25 à 12h30

Mais informações https://cbcsp.org.br/17o-curso-continuado-de-cirurgia-geral-5o-modulo/

Acontece Comunicação e Notícias

Chico Damaso -- Whatsapp (11) 99911.8117

8 visualizações0 comentário