top of page

17º Curso Continuado de Cirurgia Geral, 8 de outubro



​​O Capítulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões realiza nova rodada do tradicional Curso Continuado de Cirurgia Geral. O módulo será sobre as Urgências Cirúrgicas, em 8 de outubro, a partir de 8h30, com transmissão a distância.


A abertura será coordenada dos TCBCs Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo São Paulo, Roger Beltrati Coser, diretor de defesa profissional do CBC SP e coordenador do Curso Continuado de Cirurgia Geral, Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, diretor de Comunicação.


Estarão em pauta questões de relevância sobre temas como os desafios do cólon na urgência, as doenças inflamatórias intestinais; abdome agudo obstrutivo por tumor colorretal; dicas e truques para confecção da estomia ideal.


Os palestrantes convidados para compartilhamento de conhecimentos e debate são os TCBCs Roger Beltrati Coser, coordenador do curso e Fabio Vieira Teixeira, médico efetivo do Governo do Estado de São Paulo na área de gastroenterologia, além de Fernanda Bellotti Formiga, professora Instrutora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, TCBC Guilherme Blattner de Oliveira, plantonista da equipe de Cirurgia Geral do Hospital Estadual Vila Alpina, TCBC Rodrigo José de Oliveira, cirurgião do aparelho digestivo em São Paulo, e TCBC Luis Roberto Manzione Nadal, cirurgião do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein.





Também serão enfatizadas a apendicite aguda, o tratamento sem cirurgia, drenagem percutânea ou apendicectomia e tumores do apêndice cecal, entre outros pontos. Esse painel será conduzido pelos TCBCs Edivaldo Massazo Utiyama, professor titular da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do Departamento de Cirurgia da FMUSP, Roberto Luiz Kaiser Jr, presidente do Instituto Roberto Luiz Kaiser de Ensino e Pesquisa (ROKA), a ACBC Lenira Chieretin Rengel, cirurgiã geral do Hospital Clinicas de São Paulo, e os TCBCs Frederico Jose Ribeiro Teixeira Jr, responsável pelo Grupo de Cirurgia Oncológica da Divisão de Clínica Cirúrgica III do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP, TCBC Marcelo Cristiano Rocha, vice diretor Corpo Clinico Instituto Central do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, e , Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, diretor de Comunicação.


Por fim, o centro da polêmica científica se dará na hemorragia digestiva, nas estratégias de abordagem no pronto atendimento, tratamento endoscópico na hemorragia digestiva alta e no papel da radiologia intervencionista. Palestrarão os TCBCs Luiz Arnaldo Szutan, professor Adjunto e Chefe do Grupo de Fígado da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Roberto Jose Carvalho Filho, professor Adjunto da Disciplina de Gastroenterologia da UNIFESP, Alexandre de Sousa Carlos, médico Gastroenterologista do Hospital São Camilo Pompéia, Daniel Dias de Souza Porto, médico professor do São Leopoldo Mandic, e Valdir Zamboni, médico cirurgião do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.



Curso Continuado de Cirurgia Geral | 7º módulo

Data: 8 de outubro de 2022

Horário: 8h30 à 12h00

20 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page